Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (05):

A triste história do mais antigo eclipse já registrado

Um eclipse solar é um evento global. Uma festa que reúne milhões de pessoas de todas as partes do mundo em uma estreita faixa de observação, misturando a população local a viajantes de terras distantes numa contemplação majestosa de um dos mais belos fenômenos da natureza. Mas nem sempre foi assim… Antes que a Ciência pudesse explicar definitivamente o fenômeno, a ocorrência dos eclipses eram cercadas de misticismos e vistos como prenúncio de que algo muito ruim aconteceria.

Astrônomos vêm monitorando o cometa 12P/Pons-Brooks enquanto ele se aproxima do Sol para um encontro no mês que vem. E os observadores posicionados no hemisfério norte são os que têm a visão mais privilegiada do objeto.

O incrível achado de um buraco negro soluçando

Um grupo de pesquisadores encontrou um buraco negro, anteriormente silencioso, soluçando em uma galáxia distante. As observações acabaram revelando um novo tipo de sistema binário desses objetos supermassivos.

publicidade

Como o eclipse solar total será visto pelos astronautas no espaço?

Na segunda-feira (8), haverá um eclipse solar total – um dos eventos astronômicos mais espetaculares que existem. Na ocasião, o fenômeno poderá ser visto ao longo de uma faixa que abrange três estados do México, 15 dos EUA e quatro do Canadá, de acordo com a NASA. Mas, e lá do espaço? Será que o eclipse também poderá ser observado?

Maior câmera digital do mundo está pronta para mapear o Universo escuro

Conforme noticiado em janeiro pelo TechBlog, o Observatório Vera C. Rubin, que é batizado em homenagem à astrônoma estadunidense que descobriu a matéria escura e será inaugurado em 2025 no norte do Chile, vai contar com a maior câmera digital já construída em toda a história.

O TechBlog News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!