Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (02):

Torre Eiffel: como foi a construção do ponto turístico mais famoso do mundo

Dispensando apresentações, embora a Torre Eiffel seja um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, pouco se fala sobre sua jornada de construção: ela foi erguida em tempo recorde e se tornou um dos maiores feitos do setor da engenharia. Para além da parte técnica, você sabia, por exemplo, que a Torre nasceu em comemoração a um marco histórico da França? Ou ainda que ela carrega o nome de quem a projetou?

Inédito! Dupla de espaçonaves se aproxima do Sol ao mesmo tempo

Nesta semana que antecede o eclipse solar total de abril, as sondas Solar Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com a NASA, e Parker Solar Probe, um projeto exclusivo da agência americana, estão em aproximação máxima do Sol ao mesmo tempo pela primeira vez. 

Avião pode ser a chave para entender um mistério em Marte

O Ingenuity encerrou sua jornada em Marte em janeiro deste ano, após 72 voos. No entanto, o helicóptero não pretende ser o único veículo aéreo que a Terra quer mandar para o Planeta Vermelho. Um conceito inicial de avião chamado MAGGIE está sendo desenvolvido, e nos próximos meses uma fase de análise de viabilidade financiada pela NASA deverá acontecer.

publicidade

Recorde: reator de fusão coreano fica 7x mais quente que o núcleo do Sol

Popularmente chamado de “sol artificial coreano”, o reator de fusão KSTAR (sigla em inglês para Pesquisa Avançada de Tokamak Supercondutor da Coreia) acaba de conquistar um feito histórico, ao atingir a temperatura de 100 milhões de graus Celsius por 48 segundos. Isso é sete vezes mais quente do que o núcleo do Sol! A informação é do Instituto Coreano de Energia de Fusão (KFE), que destacou avanços significativos na busca pela fusão nuclear controlada em um comunicado.

Pedreiras antigas em Israel revelam segredos sobre o Homo erectus

Um novo estudo sugere que o Homo erectus extraía sílex (uma rocha sedimentar) de antigas pedreiras na região da Alta Galileia, no norte de Israel, para construir ferramentas para caçar elefantes durante o período paleolítico, entre 2,7 milhões de anos até 10 mil anos atrás. Segundo pesquisadores, os nossos antepassados escolheram o local pelo fato de ele estar localizado perto de fontes de água usadas pelos animais.

O TechBlog News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!