Os carros elétricos estão na moda e prometem ser o futuro das estradas, mas nem tudo são flores! Na Europa, a eletrificação dos veículos está gerando um debate quente entre a necessidade de uma transição energética eficaz e a crescente preocupação com as emissões de dióxido de carbono (CO₂). E adivinha? A situação é bem diferente aqui no Brasil.

Tecnologia brasileira coloca Brasil na vanguarda

  • A galera na Europa tá “a mil” criticando a dependência dos combustíveis fósseis, como o carvão, que só deve piorar os problemas ambientais à medida que expandem as frotas eletrificadas.
  • Por conta disso, os especialistas estão pedindo um investimento forte em fontes de energia limpas.
  • O professor Fernando de Lima Caneppele, da USP, fala sobre como o nosso carro a álcool é um dos melhores exemplos de biocombustível fora da Europa!
  • Ele garante que a tecnologia brasileira faz o carbono emitido na combustão ser compensado pela absorção do carbono que a cana-de-açúcar realiza quando é cultivada. Olha que chique!
Brasil pode se tornar um dos principais mercados de elétricos Imagem SopotnickiShutterstock

Matriz energética sustentável é diferencial do país

Além disso, a produção de etanol da cana não é só pra fazer combustível, não! Também dá pra aproveitar subprodutos valiosos como açúcar e biogás, que são super sustentáveis. O professor Caneppele destaca que o cultivo da cana pode ser um grande aliado na transição energética do Brasil.

Atualmente, praticamente tudo que sobra da cana é utilizado: energia, fertirrigação, etanol de segunda geração e biogás. Ele até comenta que esse aproveitamento total mostra as altas taxas de sustentabilidade dele!

Cenário brasileiro de eletrificação é vantajoso Imagem maxkuShutterstock

Segundo Caneppele, a história de transição tecnológica é bem diferente para os países em desenvolvimento. E o Brasil tem a chance de traçar seu próprio caminho rumo a uma matriz energética de baixo carbono!

A eletrificação da frota, seja aqui ou lá fora, é um caminho sem volta, então ter uma matriz energética limpa é uma boa! Podemos, no Brasil, conviver tranquilamente com as duas tecnologias: a eletrificação e o carro a álcool. Em lugares que usam carvão, o carro a álcool pode ser uma opção melhor.

Fernando de Lima Caneppele, professor da USP