O Vale do Silício, famoso por ser o berço de várias startups e gigantes da tecnologia, agora está prestes a receber uma novidade que promete revolucionar as entregas! Isso mesmo, estamos falando do primeiro serviço de entrega de mercadorias por drones na região. Legal, né?

O Drone que Não é Militar e Quebrando Barreiras!

A Matternet, uma empresa californiana, acaba de lançar um programa piloto de entrega usando seu drone M2, que, acredite ou não, é o único drone não militar autorizado para entregas nos EUA. As operações começam mais de dois anos após a data da aprovação da Federal Aviation Administration (FAA). O drone é um show à parte, usando uma corda para realizar a entrega das mercadorias.

Drone usando uma corda para entregar produtos Imagem divulgaçãoMatternet

O M2 pode levar até 2 quilos de mercadorias e consegue voar a uma velocidade de mais de 50 km/h. Além disso, o processo de entrega é super automatizado. Os drones podem voltar para recarregar a bateria e pegar um novo pacote em menos de 60 segundos. É uma verdadeira corrida contra o tempo!

Menos Carros, Mais Drones!

A Matternet já tem planos ambiciosos! Eles vão analisar como será a aceitação do serviço e estão pensando em expandir através de parcerias com grandes empresas do setor logístico. Aparentemente, a ideia é bastante ecológica, já que a empresa acredita que a utilização dos drones vai ajudar a diminuir os congestionamentos e as emissões nas cidades.

A entrega vai ser feita em algumas áreas específicas, como Mountain View e Sunnyvale, e já dá para se inscrever para participar do projeto piloto. Só que por enquanto, as entregas estão disponíveis só entre 12h e 18h, nas segundas, quintas e sextas. É meio limitado, mas toda novidade começa devagar, né?

Ponto de recarga do drone Imagem divulgaçãoMatternet