A CATL anunciou recentemente um novo tipo de célula de bateria que não degrada mesmo após mil ciclos de carregamento. A novidade usa uma técnica que estende a vida útil e será usada primeiro por uma fabricante de ônibus, a Yutong.

A empresa garante que as células irão funcionar em plena capacidade por 15 anos (ou 1,6 milhão de quilômetros rodados).

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Como funciona a nova tecnologia?

Para a capacidade permanecer intacta após 1.000 ciclos, a CATL adicionou mais lítio à célula, um processo chamado de pré-litiação. Embora existam várias maneiras de adicionar lítio a uma célula de bateria, parece que a CATL está adicionando o componente ao eletrólito.

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O lítio adicionado compensa a rápida degradação que ocorre principalmente nos primeiro cem ciclos de carregamento. O processo de degradação vai ficando cada vez mais lento com o passar do tempo.

A vida útil projetada das células LFP com pré-litiação é quase o dobro de uma convencional: mais de 9.400 ciclos antes de atingir 20% de degradação.

<em>Imagem DivulgaçãoCATL<em>

Vale mencionar que as baterias automotivas com células LFP (baterias de lítio-ferro-fosfato) perdem cerca de 10% da capacidade máxima após mil ciclos (cada ciclo representa uma recarga completa de 0 a 100%). A degradação sobre para 15% após 3.700 ciclos e 20% após 5.000 ciclos, segundo o Autoevolution.

Bateria com 15 anos de garantia

Segundo o anúncio oficial, a bateria terá garantia de 15 anos (ou 1.600 km) e já está oficialmente em produção. A Yutong, um dos maiores fabricantes de ônibus da China, será a primeira a usar as novas células de bateria em seus ônibus elétricos (a empresa já usava outra versão com vida útil de 10 anos).

<em>Fabricante de ônibus chinesa será primeira a usar a nova bateria da CATL Imagem DivulgaçãoYutong<em>

Quem é a CATL?

  • A CATL é o principal fabricante mundial de baterias e fornece células LFP para muitas montadoras, incluindo a Tesla.
  • A empresa é uma das mais ativas na pesquisa de baterias de íons de lítio e foi responsável por muitas inovações que melhoraram as células nos últimos anos.
  • As células LFP da CATL já estão presentes até em veículos elétricos de baixo custo.
  • As mais recentes, chamadas de ‘Shenxing‘, também prometem tempo de carregamento mais curto.