Recentemente, a Coreia do Sul tem sentido a pressão após vários incêndios de carros elétricos em garagens subterrâneas, e isso não é nada legal! Em Seul, um Mercedes-Benz EQE, um Kia EV6 e um Tesla Model X pegaram fogo em questão de dias. E quando um carro pega fogo em um prédio, a situação fica bem complicada, não é mesmo?

No caso do Mercedes, o incêndio causou danos a mais de 140 veículos e deixou dezenas de pessoas no hospital devido à fumaça sufocante.

carro queimado
Embora incêndios em carros elétricos sejam menos frequentes que em carros a gasolina, quando acontecem, são um desafio para apagar. (Imagem: deniska_ua / Shutterstock)

Diante de toda essa confusão, as vendas de veículos elétricos no país caíram. E a Hyundai, que não quer preocupações a mais, decidiu criar um super-herói para esse problema: um tanque bombeiro autônomo!

Como é o tanque bombeiro da Hyundai?

  • Parece que o veículo vai ter canhões de água e uma resistência ao calor bem potente, porque os incêndios de baterias de íons de lítio podem queimar a mais de 2.700 graus Celsius!
  • A Hyundai está fazendo parceria com a Agência Nacional de Incêndios da Coreia para desenvolver esse tanque que vai ser controlado remotamente, com lançamento previsto para 2026.
  • Visualmente, o bichão é mostrado em ilustrações como um tanque vermelho brilhante com seis rodas super estilosas.
  • Ele é baseado em uma plataforma de veículos não tripulados da Hyundai Rotem, a parte da empresa que cuida de veículos industriais.
Representação do tanque bombeiro de seis rodas da Hyundai. (Imagem: Reprodução/Yonhap)

Um veículos assim, projetado para combate a incêndios, pode ser muito mais eficiente e seguro do que colocar bombeiros humanos em perigo. Incêndios em garagens subterrâneas são super complicados, com espaço reduzido, calor intenso e fumaça que pode se espalhar rapidinho.

E aí, esperamos que esse tanque da Hyundai esteja à altura do desafio! Os testes devem começar no segundo semestre de 2025. Então é esperar pra ver!