Você já ouviu falar do Avro Canada CF-105 Arrow? Esse é um dos jatos supersônicos mais incríveis da década de 1950! Mas, apesar de todo seu charme e tecnologia de ponta, o Arrow teve um desfecho meio trágico. Hoje em dia, só existem alguns pedaços dele por aí, e várias pessoas estão batalhando para preservar essas relíquias, especialmente lá no Canadá!

Recentemente, a história do Arrow foi celebrada em um museu canadense, que está fazendo o possível para proteger as raras partes restantes do jato. É que, quando o programa foi cancelado em 1959, muitos dos modelos, planos e outros itens relacionados foram sumariamente destruídos. Uma pena, né?

O Que Rola com as Sobras do Arrow Hoje em Dia?

Atualmente, uma parte da fuselagem do Arrow está em exibição em Ottawa, dentro do Museu Canadense da Aviação e Espaço (CASM). Recentemente, a galera da Ingenium, que cuida do CASM e de outros museus em Ottawa, deu uma olhada na peça, pois notaram que a pintura estava meio caindo.

Então, eles deram um grito para o pessoal do Instituto Canadense de Conservação (CCI) para ajudar a entender como estava a saúde da peça depois de tanto tempo guardada e exposta.

Jato supersônico Arrow com pessoas em volta
Réplica do jato supersônico Arrow em exibição em 2007 (Imagem: Ba777-236/Wikimedia Commons)

Os especialistas do CCI utilizaram várias técnicas, como raio-X, e até coletaram amostras da peça para entender melhor sua composição. E adivinha? Eles encontraram várias coisas interessantes sobre como o Arrow foi fabricado!

Olha só o que descobriram:

  • Uma parte do exterior era feita com uma liga de alumínio que tinha cobre, ferro e manganês;
  • A porta de acesso tinha metal exposto e um material bem amarelo-marrom;
  • O Arrow foi tratado com cromo de zinco antes de ser lançado ao ar, para evitar corrosão;
  • A pintura era creme e estava bem desgastada, além de que o dome do radar tinha uma substância oleosa;
  • O dome do radar era feito de borracha de cloropreno que estava quase esponjosa, segundo a cientista de conservação, Jennifer Poulin;
  • Esse aspecto graxo se deve ao silicone não tóxico que acabou migrando do interior da borracha para a superfície.

Por Que Isso Tudo É Importante?

Jato supersônico Arrow com pessoas em volta
A maioria do material relacionado ao projeto do jato supersônico Arrow foi destruído após seu cancelamento, em 1959 (Imagem: Ingenium Archives)

Você pode estar se perguntando: “E daí?” Bom, a nova análise pode ajudar a cuidar das peças que ainda existem do Arrow! A ideia é manter essas preciosidades em bom estado pelas próximas décadas.

Existem algumas partes do Arrow ainda preservadas, mas não são muitas. A maior parte virou sucata. Infelizmente, planos, modelos e máquinas que foram usadas para fabricar o jato também foram destruídos. A cada década que passa, o legado do Arrow fica mais difícil de encontrar. É uma pena para um gigante dos céus!