Você já parou pra pensar sobre o quanto nossos cormos estão sendo estudados de maneira inovadora? Pois é! Os dados neurais, que são aquelas informações geradas pelo nosso cérebro e nervos, estão em alta e isso chamou a atenção dos legisladores dos Estados Unidos. O que eles querem? Uma nova lei para proteger a gente contra o uso abusivo dos nossos dados pelas empresas de tecnologia. Isso mesmo!
Será que dá pra controlar o que fazem com nossos dados?
Agora, as pessoas vão poder pedir pra acessar suas informações e até solicitar que as empresas excluam ou mudem o que coletaram sobre elas. Além disso, teremos o poder de limitar a coleta desses dados e até proibir a venda ou o compartilhamento deles. Ufa, um alívio!
Atualmente, já existem vários produtos e serviços que monitoram os dados cerebrais. Isso pode variar desde pensamentos, sentimentos e até intenções. Tem até pesquisas rolando para usar esses dados pra recriar o que uma pessoa assistiu em um vídeo ou pra controlar a fala e expressões de bonecos virtuais. É um mundo novo!
Mas, olha só, até agora não tinha uma regulamentação clara sobre tudo isso. Nos EUA, dispositivos médicos têm regras a seguir, mas os aparelhos de neurotecnologia andavam à solta, sem fiscalização!
Nova lei pode gerar polêmica
A Neurorights Foundation, uma associação focada na proteção dos nossos dados cerebrais, ficou feliz com essa nova lei. Eles até fizeram um levantamento e descobriram que quase todas as empresas analisadas têm acesso às informações cerebrais. E o pior: mais da metade delas compartilha esses dados com terceiros. A Califórnia não está sozinha nessa; o Colorado também aprovou uma lei parecida.
Mas nem todo mundo está aplaudindo, não! A TechNet, que representa gigantes como Meta, Apple e OpenAI, acha que incluir o sistema nervoso periférico nessa legislação é um exagero. Eles acreditam que isso pode atrapalhar o desenvolvimento de tecnologias que dependem do comportamento humano. Conversa pra lá, conversa pra cá, o debate está pegando fogo!
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/10/02/seguranca/nova-lei-vai-proteger-dados-cerebrais-dos-consumidores-nos-eua/