Meta Está Dando um Baile em Golpistas na Austrália!

A Meta resolveu colocar um ponto final nas fraudes nas redes sociais lá na Austrália! Em apenas seis meses, eles removeram cerca de 8 mil páginas e desmascararam 9 mil fraudes usando deepfakes no Facebook. Olha só que legal!

Imagem conceito para deepfakes utilizados em vagas de trabalho remoto
Combate da Meta contra fraudes na Austrália busca tornar o país menos atrativo para golpistas Imagem ShuttersvShutterstock

De janeiro a agosto de 2024, os australianos relataram prejuízos de US$ 43,4 milhões por causa de golpes, sendo um bom pedaço disso (cerca de US$ 30 milhões) relacionado a investimentos que não existiam. Um verdadeiro furto digital!

Como resposta a esse problemão, a Meta fez parceria com a Australian Financial Crimes Exchange (AFCX) para criar o Fraud Intelligence Reciprocal Exchange (FIRE). Isso significa que os bancos agora podem dar um toque direto à Meta sobre fraudes que já conhecem! Chique, né?

facebook
Autoridades australianas discutem legislação para fortalecer a proteção contra fraudes Imagem Mamun sheikh KShutterstock

Como Está a Parada Até Agora?

  • Ainda que os resultados sejam animadores, os relatos de fraudes ainda são poucos se comparados aos quase 1.600 que o Scamwatch recebeu só em agosto.
  • A Meta também revelou que globalmente, eliminou 1,2 bilhão de contas falsas! É isso mesmo, bilhão com ‘b’! Eles estão super focados em melhorar a detecção de fraudes.
  • Com a colaboração dos bancos, a ideia é deixar a Austrália menos tentadora para esses enganadores. Vamos torcer!
  • Além disso, rola uma consulta até 4 de outubro sobre um rascunho de legislação que propõe novos códigos de conduta para bancos e empresas de mídia social.

A Meta reconheceu que precisa facilitar a vida dos usuários na hora de denunciar fraudes e já está trabalhando para deixar os sistemas de detecção ainda mais afiados. A esperança é que esse jogo de gato e rato termine a favor dos bons!