A Coreia do Sul está pegando fogo com protestos por causa do aumento de deepfakes de cunho sexual. E, adivinha? O governo resolveu agir! Nesta semana, eles aprovaram uma nova lei que coloca a posse ou até mesmo a visualização desses conteúdos como um crime. É isso mesmo, galera!

Casos de Deepfakes Aumentando

Segundo a nova proposta, se você comprar, guardar ou assistir a um deepfake sexual, pode se dar mal, hein? A multa pode chegar até 30 milhões de won (o que dá uns incríveis 22.600 dólares ou 123 mil reais) e, se a coisa ficar feia, até três aninhos na cadeia!

deepfakes
Aumento dos casos de deepfakes gerou protestos no país Imagem MDV EdwardsShutterstock

No momento, criar e distribuir esse tipo de conteúdo já é um crime que pode resultar em cinco anos de cadeia ou uma multa de 50 milhões de won (cerca de 37.900 dólares ou 206 mil reais), de acordo com as leis de combate à violência sexual.

Agora, se a nova lei for aprovada pelo presidente Yoon Suk Yeol, a pena máxima para os responsáveis por esses crimes pode aumentar para sete anos. Ufa, a situação tá séria!

deepfake
Assistir deepfakes sexuais pode virar crime na Coreia do Sul Imagem RbussarinShutterstock

EUA Também no Mesmo Barco

  • Esse problema de deepfakes não é só uma dor de cabeça na Coreia do Sul.
  • Nos Estados Unidos, o Congresso também está discutindo leis que permitiriam que as vítimas processassem quem cria esses conteúdos.
  • Outra proposta é criminalizar a publicação dessas imagens e exigir que as empresas de tecnologia façam a remoção imediata.
  • No começo deste ano, o X (ex-Twitter) bloqueou a busca por termos ligados à cantora Taylor Swift após surgirem deepfakes sexualmente explícitos dela.