Aumento de Ataques Cibernéticos pelo Mundo

Os ataques cibernéticos estão em alta no primeiro semestre deste ano, e a galera no Brasil não está de fora dessa! O Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS 2024.1 da NETSCOUT mostrou que estamos enfrentando um verdadeiro festival de ataques. A grande jogada do momento são os ataques hacktivistas, que estão causando desconforto para várias organizações ao redor do globo, ameaçando até mesmo a infraestrutura de serviços.

Ataque hacker via Song_ about_summer/Shutterstock
Aumento dos ataques cibernéticos também envolve atividade de hacktivistas (Imagem: Song_ about_summer/Shutterstock)

No Brasil, a situação está pegando fogo: mais de 370 mil casos registrados no primeiro semestre! 🥵

Anecdotando os Ataques DDoS

O relatório destacou que os ataques DDoS estão se multiplicando! Esses ataques são como um tsunami de requisições que derrubam sites inteiros, simplesmente saturando a capacidade das redes. Tivemos um aumento de 43% nos ataques de nível médio e 30% nos volumétricos, especialmente na Europa e Oriente Médio. Uau!

Em média, esses ataques duram menos de 15 minutos, mas o impacto pode ser brutal. Hacktivistas estão mirando estruturas críticas de empresas, do governo, e até serviços públicos. Isso é coisa séria, galera!

O Brasil na Mira

Falando do nosso querido Brasil, o país registrou 372.825 ataques no primeiro semestre, um aumento de 4,3% em relação ao segundo semestre do ano passado. Os setores mais atacados? Processamento de dados e serviços, telecomunicações, transporte rodoviário, entre outros. Nada como um bom ataque pra apimentar a rotina, né?

Brasil ciberataque
No Brasil, setor mais visado por cibercriminosos foi o de processamento de dados (Imagem: max.ku/Shutterstock)

Impactos nas Infraestruturas

Os ataques cibernéticos não estão apenas causando estresse, mas também atuam como um verdadeiro pesadelo para as indústrias globais. Interrupções nos serviços podem levar a prejuízos financeiros, atrasos em operações cruciais, e um aumento nos riscos das organizações. Cuidado, empresas!

A NETSCOUT também mapeou algumas tendências bem interessantes em ataques cibernéticos no primeiro semestre deste ano:

  • O grupo russo hacktivista NoName057(16) está focando mais em ataques de camada de aplicação, com um aumento de 43% em relação ao primeiro semestre do ano passado;
  • Dispositivos infectados por bots subiram 50% com o novo botnet Zergeca;
  • Novas redes e sistemas autônomos estão bombando, com mais de 75% das redes novas participando de ataques nos primeiros 42 dias online.