O Yahoo anunciou a compra do Artifact, que usa inteligência artificial para recomendar notícias aos usuários. O aplicativo foi desenvolvido pelos criadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom, e lançado em janeiro de 2023.
Entenda:
- O Yahoo comprou o Artifact, aplicativo de inteligência artificial desenvolvido pelos criadores do Instagram para recomendar notícias aos usuários;
- O Artifact foi lançado em janeiro do ano passado, mas não teve uma vida muito longa: em janeiro deste ano, descobrimos que a ferramenta seria desativada;
- Com o anúncio de encerramento, o Yahoo começou a considerar a compra da tecnologia criada por Mike Krieger e Kevin Systrom para aplicá-la ao Yahoo News – e, em breve, a outros produtos da empresa;
- As informações são do The Verge.
![productshotartifactinstagrame16946379359661024x5761 TechBlogbr Montagem de Artifact aberto num iPhone](https://tech.blog.br/wp-content/uploads/2024/04/product_shot_artifact_instagram-e1694637935966-1024x576-1.jpg)
O Artifact alcançou um público fiel, mas restrito, e sua expansão não funcionou: em janeiro deste ano, soubemos que a ferramenta seria desativada. “Construímos algo que um grupo central de usuários adora, mas concluímos que a oportunidade de mercado não é grande o suficiente para garantir investimento contínuo desta forma”, disseram Krieger e Systrom no comunicado.
Leia mais:
- Quais as diferenças entre os buscadores Google, Bing e Yahoo?
- Blend: recurso do Instagram cria feed de Reels para dupla de amigos
- Instagram libera opção que limita exibição de conteúdos políticos
É assim que o Yahoo pretende usar o Artifact
![yahoo TechBlogbr Logotipo do Yahoo é exibido na tela de um smartphone que por sua vez é segurado por uma mão ao fundo há uma mesa de escritório com um notebook e um mouse](https://tech.blog.br/wp-content/uploads/2024/04/yahoo.jpeg)
Conforme divulgado por Kat Downs Mulder, gerente geral do Yahoo News, ao The Verge, a empresa começou a considerar a aquisição do Artifact após ler a carta de encerramento: “Eles colocam muito amor e cuidado na forma como sua taxonomia de conteúdo e sistemas de recomendação funcionam. Como o conteúdo é categorizado, quais sinais o alimentam, como identificar o que realmente funciona e é relevante, e então a UX de conectar o usuário a esse conteúdo – toda essa jornada é realmente difícil de acertar.”
O aplicativo em si desaparecerá assim que a aquisição for concluída, já que o Yahoo está comprando apenas a tecnologia criada por Krieger e Systrom para categorizar, selecionar e personalizar conteúdos no Yahoo News – e em outras plataformas da empresa. “Você verá esse material fluindo para nossos produtos nos próximos meses”, revelou Downs Mulder.
O post “Yahoo compra Artifact, app de IA dos criadores do Instagram” apareceu primeiro em Olhar Digital