O Google vai encerrar seu serviço de VPN do Google One, plataforma de armazenamento de nuvem da empresa. Segundo um e-mail enviado pela companhia (visto pelo site Android Authority), o serviço será descontinuado ainda em 2024 – menos de quatro anos após seu lançamento, diga-se. Mas, por ora, não se sabe quando exatamente.

Para quem tem pressa:

  • O Google anunciou o encerramento do serviço de VPN oferecido através do Google One, menos de quatro anos após seu lançamento. A empresa comunicou que o serviço será descontinuado em 2024, embora a data exata ainda não tenha sido divulgada;
  • A decisão de encerrar o VPN do Google One foi atribuída à baixa utilização do serviço pelos usuários. A assinatura do VPN estava disponível por um custo adicional e oferecia proteção para navegação em plataformas como Android, iOS, Mac e Windows;
  • Apesar da descontinuação do serviço de VPN pelo Google One, o Google continuará oferecendo serviços de VPN através de outras vertentes, como o Google Fi e dispositivos Pixel;
  • A retirada do VPN do Google One é parte de uma estratégia da empresa para focar em serviços mais demandados pelos assinantes – o que pode estar relacionado à integração de recursos do Gemini à plataforma Google One.
Fachada de prédio do Google Cloud
Imagem Sundry PhotographyShutterstock

A assinatura do VPN do Google One custava a partir de US$ 1,99 (R$ 6,99 no Brasil) por mês, com disponibilidade para Android, iOS (iPhone), Mac e Windows. A empresa informou ao 9to5Google que vai encerrar o serviço porque “as pessoas simplesmente não usavam.”

Leia mais:

publicidade

A ferramenta de VPN do Google One podia ser usada para acessar redes a partir de endereço IP diferente ou proteger dados de navegação. Apesar da descontinuação da ferramenta, o Google ainda oferece VPN pelo Google Fi e aparelhos Pixel.

VPN do Google One enviado ao cemitério

Foto Vitória Lopes Gomez via DALL ETechBlog

O VPN by Google One é o serviço a ser jogado no infame “Cemitério do Google“. E o encerramento vem apenas semanas após a empresa anunciar que o Google One tinha atingido o marco de 100 milhões de assinantes.

O Google mencionou em seu e-mail de encerramento que o VPN seria eliminado para “focar em fornecer os recursos e benefícios mais requisitados”. Essa decisão pode estar relacionada à integração dos (muitos) recursos do Gemini – inteligência artificial (IA) da empresa – ao Google One.