O X, que já foi o nosso querido Twitter, foi arrematado pelo bilionário Elon Musk em abril de 2022 por nada menos que US$ 44 bilhões (quase R$ 240 bilhões). Agora, quase dois anos e meio depois, a situação da rede social não é nada boa, com uma queda drástica no seu valor, de acordo com um estudo feito por uma empresa especializada em investimentos.

Valor do X hoje é quatro vezes menor do que o gasto por Musk

  • Um levantamento da Fidelity revelou que a rede social está valendo menos de um quarto do que foi pago na compra.
  • A empresa fez parte da negociação, investindo US$ 19,66 milhões (R$ 107 bilhões) através de um fundo.
  • Porém, no relatório mais recente, esse valor caiu para apenas US$ 4,19 milhões (aproximadamente R$ 22 milhões) no final de agosto.
  • Isso representa uma queda de incríveis 78,7%!
  • Atualmente, o X está avaliado em cerca de US$ 9,4 bilhões (R$ 51 bilhões).
Valor de mercado da rede social caiu drasticamente desde a aquisição por Elon Musk Imagem PrimakovShutterstock

Problemas com anunciantes e até com a justiça

A queda gigantesca no valor da rede social não chega a ser uma surpresa. Em janeiro deste ano, a Fidelity já tinha apontado que a plataforma estava enfrentando sérios problemas financeiros, com uma perda de 71,5% do valor inicial.

As polêmicas em torno do X também não ajudaram. A rede perdeu uma boa quantidade de anunciantes e chegou até a ameaçar processar algumas empresas por alegados “boicotes ilegais”. E, para piorar, os sinais de uma queda no número de usuários também são evidentes.

Medidas adotadas por novo dono da rede social impactaram valor de mercado da plataforma Imagem Frederic Legrand COMEOShutterstock

No Brasil, a situação ainda é mais complicada, com a plataforma enfrentando problemas judiciais e, consequentemente, continuando bloqueada. Isso não é nada bom para as receitas de publicidade de Elon Musk.

E, para completar, as ações do empresário à frente da empresa não foram exatamente as melhores. Com mudanças bruscas e alertas sobre problemas de moderação de conteúdo, a filosofia da empresa mudou completamente, incluindo a troca de nome para X. Assim, Elon Musk deixou de lado uma das marcas mais famosas do mundo.