Prepare-se para a revolução na busca do Windows! A Microsoft está trazendo recursos de inteligência artificial para tornar a sua vida digital muito mais fácil com os novos “PCs com IA”, equipados com o Copilot Plus. Essas novidades chegam em novembro e prometem mudar a forma como você encontra tudo: desde fotos e documentos até vídeos!

Como será a pesquisa aprimorada no Windows?

  • Yusuf Mehdi, o cara que cuida do marketing para consumidores na Microsoft, garantiu que a busca com IA vai facilitar a vida: “Você vai achar praticamente qualquer coisa no seu computador com muito mais facilidade!”;
  • A nova pesquisa chega primeiro no Explorador de Arquivos dos PCs Copilot Plus;
  • A busca por imagens agora vai rolar por palavras-chave, mesmo que o nome do arquivo não tenha nada a ver com a foto;
  • Esqueça aquela velha dor de cabeça de lembrar onde guardou cada arquivo ou o nome exato de documentos. O Windows vai entender o que você quer e mostrar os resultados que fazem sentido!
Pesquisa aprimorada do Windows aparecerá primeiro no Explorador de Arquivos. (Imagem: Microsoft)

Além disso, a interface com o icone de lupa na barra de tarefas também vai ganhar atualização com IA nos próximos meses. Mais facilidades a caminho!

Nova função Click to Do também chega em novembro

A Microsoft não para! Em breve, vai rolar o Click to Do, uma função novinha que é a resposta deles ao Circle to Search do Google. Para usar, é simples: só apertar a tecla Windows e clicar com o botão esquerdo, e uma nova caixa interativa vai aparecer na tela!

Novo recurso ‘Click to Do’. (Imagem: Microsoft)

“O Click to Do entende o que você vê na tela e te oferece atalhos super úteis”, explica Mehdi. Ele funciona em qualquer lugar, seja em janelas de documentos, imagens ou até vídeos!

Você pode usar esse recurso no YouTube, por exemplo, para pesquisar mais sobre um produto que aparece no vídeo, tudo isso usando o Bing! E também dá para usar em documentos, como reescrever ou resumir textos, enviar e-mails e mais.

E as novidades não param por aí! O Microsoft Paint vai ganhar funções de IA generativa, começando com os usuários do programa Windows Insiders em outubro, e um lançamento mais amplo em novembro.

E o polêmico Recall também vai chegar

E mais um detalhe: o Recall, um recurso que gera algumas discórdias, está previsto para ser liberado aos testadores em outubro para dispositivos com tecnologia Qualcomm e em novembro para PCs Copilot Plus com processadores Intel ou AMD. A Microsoft deve divulgar mais detalhes sobre isso em breve.