Alerta de Azeite Impróprio!

Olha só, pessoal! O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista de 11 marcas de azeite que não são recomendadas para consumo. Essas marcas são: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.

Azeite de oliva
Azeite é o segundo produto mais fraudado no mundo Imagem shutterstockmasa44

Esses lotes problemáticos foram encontrados em diversos estados, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina. Além de não seguirem os padrões de qualidade, esses produtos estão com o CNPJ cancelado, o que indica fraude.

A Anvisa já tinha colocado um ponto final nas marcas Serrano e Cordilheira devido a análises que mostraram que esses produtos estavam, sim, fraudulentos.

Se você comprou esses azeites, fica a dica: melhor parar de usar! Você tem o direito de pedir troca ou reembolso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. É só acionar o estabelecimento onde comprou ou usar o canal Fala.BR.

Clientes têm direito a reembolso após proibição Imagem White bear studioShutterstock

Dicas para o Consumidor

Fica esperto, galera! O azeite é o segundo produto mais fraudado do planeta, só perde para o pescado. Para não cair em ciladas, aqui vão algumas dicas:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média;
  • Veja se a empresa está registrada no Mapa;
  • Cheque a lista de produtos irregulares já apreendidos;
  • Evite comprar azeite a granel;
  • Fique atento à data de validade e ingredientes;
  • Prefira produtos com a data de envase mais fresca.

Fique ligado e cuide da sua saúde!