Olha só, mais uma reviravolta nas relações entre o Google e a Rússia! A gigante da tecnologia, Alphabet, decidiu que não vai mais deixar o povo russo criar novas contas no Google. E tudo isso por causa das trocas de farpas que rolam entre a empresa e o governo de Vladimir Putin desde que a guerra na Ucrânia começou lá em fevereiro de 2022.

Uma dica esperta para os usuários russos

De acordo com a mídia estatal russa, o ministério digital do país confirmou que o Google realmente cortou as novas contas. Eles também notaram que as operadoras de telecomunicações estão percebendo uma queda no número de mensagens SMS que o Google manda para os usuários na Rússia. E olha que isso é bem estranho!

A invasão à Ucrânia está no centro das tretas entre a Rússia e o Google Imagem evan huangShutterstock

As autoridades russas ainda estão na dúvida se o sistema de confirmações via SMS para autenticação em dois fatores está funcionando. Por isso, a recomendação é que “os usuários dos serviços do Google façam backup dos seus dados e busquem métodos alternativos para autenticação de dois fatores ou plataformas locais”. É, a situação não tá fácil!

Até agora, o Google não deu um retorno oficial sobre toda essa confusão. Isso tudo tá girando a roda das notícias e deixando todo mundo de olho na situação!

O que já rolou entre o Google e a Rússia?

  • A empresa já estava enfrentando pressão do governo russo desde o comecinho da invasão à Ucrânia.
  • O governo alega que a empresa não tá fazendo a lição de casa e não remove conteúdo referente à guerra que eles consideram ilegal.
  • Além disso, acusam o Google de bloquear canais no YouTube das mídias russas e de figuras públicas que são favoráveis a Moscou.
  • Por causa de toda essa situação, a justiça da Rússia já multou a empresa algumas vezes e até limitou o acesso dos usuários ao Google Notícias, que geralmente vem instalado de fábrica em celulares Android.