Olha só, a Epic Games, famosa por trazer o “Fortnite” para as telas, resolveu entrar em uma batalha legal contra o Google e a Samsung. A empresa está acusando essas duas gigantes de estar dificultando o download de lojas de aplicativos de terceiros. Isso aconteceu depois que a Epic ganhou uma disputa legal contra o Google. Não é pouca coisa, hein?

A Epic alega que o Google e a Samsung criaram um tal de Auto Blocker, que basicamente é um trava na hora de baixar versões alternativas das lojas de aplicativos nos celulares da Samsung. Para conseguir desativar essa proteção e instalar, se preparar: o usuário precisa passar por nada menos que 21 etapas! Ou seja, fica bastante complicado usar qualquer loja que não seja a do Google Play. Sem aceito, né?

publicidade

Tim Sweeney, o chefão da Epic, revelou que estima que cerca de 50% das pessoas desistem de instalar a Epic Games Store no Android por conta dessa burocracia toda. Ele acredita que essa briga na Justiça é super válida.

Pessoa segurando celular com imagem de logotipo da Google Play Store e ao fundo a logomarca do Google
Google está dificultando o acesso a outras lojas tornando tudo muito complicado Imagem Mojahid MottakinShutterstock

Um porta-voz da Samsung veio à público para dizer que as funções usadas pela empresa têm o intuito de garantir a segurança dos usuários, e que é possível desativar o tal Auto Blocker facilmente. Já o Google não se manifestou a respeito, mas já tinha mencionado antes que suas ações servem para proteger os usuários de apps mal-intencionados.

A Epic ainda levou o Google ao tribunal por favorecer o Google Play em relação à loja de aplicativos da Galaxy, supostamente por meio de rápidos pagamentos bilionários à Samsung. Desde 2020, a Epic está nessa luta contra o Google e a Apple, tudo por causa da tentativa de permitir pagamentos diretos no “Fortnite”, que acabou resultando na remoção do jogo das lojas de aplicativos. Que novela, né?

É, a Epic tem um histórico de tretas com as big techs

  • A Epic já teve resultados de ir e vir em seus processos. Ganhou um contra o Google, mas perdeu a maioria contra a Apple. Sabe como é, nem sempre dá pra ganhar.
  • Tanto Google quanto Apple estão sendo cada vez mais observados de perto em relação às suas práticas nas lojas de aplicativos. A fiscalização está forte!
  • Uma nova lei na União Europeia acabou permitindo que a Epic trouxesse o Fortnite de volta para os iPhones na Europa. O jogo está de volta na área!

A Epic, fundada por Tim Sweeney em 1991, também é a mamãe do Unreal Engine e conseguiu levantar US$ 2 bilhões em 2022, aumentando o seu valor para impressionantes US$ 31,5 bilhões. Isso tudo contando com investidores como Disney, Sony e Tencent. Eles são bem conectados, viu?

epic games
A Epic lançou sua loja no Android mas enfrenta práticas anticompetitivas do Google Imagem ymgermanShutterstock