O Google anunciou, na quarta-feira (10), que investirá US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões, na conversão atual) em dois novos cabos submarinos para melhorar a conectividade digital entre os EUA e o Japão. Chamados Proa e Taihei, os cabos também devem otimizar a conexão com outros países e territórios do Pacífico, conforme acrescentou a big tech em comunicado oficial em seu blog. 

O que você precisa saber: 

  • O anúncio foi realizado durante uma visita do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, aos EUA; 
  • Os cabos submarinos são a espinha dorsal da Internet, transportando 99% do tráfego de dados mundial; 
  • De acordo com a Reuters, a região do Pacífico tornou-se uma grande área de interesse para a China e os EUA, que lutam por influência na zona com ofertas concorrentes de infraestruturas e parcerias militares; 
  • Vale lembrar que, no ano passado, os EUA se comprometeram a financiar dois cabos submarinos, a serem construídos pelo Google, ligando o território norte-americano a centros em Fiji e na Polinésia Francesa, no Pacífico Sul; 
  • Assim, a novidade não é de todo uma surpresa. 

Leia mais! 

Conforme comunicado do Google, o cabo submarino Proa conectará os EUA, o Japão, a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte (CNMI) e Guam, enquanto o cabo submarino Taihei ligará os EUA, o Japão e o Havaí. 

publicidade

A empresa acrescentou também que financiará a construção de um cabo interligado conectando o Havaí, a CNMI e Guam. 

O Google deve trabalhar em colaboração com empresas sediadas no Japão — incluindo KDDI, Arteria Networks, Citadel Pacific e CNMI — para melhorar a conectividade digital na região. 

O que são cabos submarinos? 

Parte essencial da infraestrutura global de comunicação, os cabos submarinos possuem uma estrutura relativamente simples, mas vital para a vida conectada que temos hoje. 

Eles permitem a transmissão rápida e confiável de dados entre continentes e, embora satélites também desempenhem um papel na comunicação global, os cabos submarinos oferecem maior capacidade e menor latência, tornando-os a escolha preferencial para conexões de alta velocidade e confiabilidade. Veja aqui como é um cabo submarino por dentro!