O Google está a mil por hora, desenvolvendo um programa de inteligência artificial super avançado que tenta imitar o jeitão do raciocínio humano. Isso tudo acontece enquanto a competição com a OpenAI, criadora do famoso ChatGPT, esquenta! Recentemente, a OpenAI lançou seu modelo o1 (Strawberry), que é capaz de pensar, segundo os papéis da empresa.

Google busca IA que pensa como gente

Na busca por soluções mais inteligentes, o Google está testando um método chamado “chain-of-thought prompting”, que faz com que a IA pause e analise várias opções antes de dar a melhor resposta. Bacana, né?

Claro que, apesar de estar um pouco mais devagar ao lançar novos produtos por conta de preocupações éticas, o Google ainda é um verdadeiro monstro da tecnologia em IA! Segundo Oren Etzioni, um cara fera na área e fundador da TrueMedia.org, a big tech ainda está com tudo.

Celulares com ChatGPT e Google abertos em cima de teclado de notebook
Google e OpenAI em uma disputa acirrada no universo da IA Imagem Tada ImagesShutterstock

Pra lembrar: O Google já apresentou seus modelos AlphaProof e AlphaGeometry 2, que são focados em resolver problemas de matemática. Esses modelos até se saíram bem em desafios da Olimpíada Internacional de Matemática, acertando 4 de 6 enunciados!

Além disso, o Google não para por aí e está criando assistentes de IA que se conectam ainda mais com o mundo físico, como o Astra, que usa a câmera do celular para responder a perguntas ao vivo. O plano é juntar esses recursos ao seu modelo principal de IA, o Gemini.

O clima tenso entre Google e OpenAI

Ícones da OpenAI e do Google um do lado do outro em tela inicial do iPhone
Investidores estão de olho na disputa receosos de que ChatGPT possa substituir a Busca do Google Imagem Koshiro KShutterstock

Essa briga entre Google e OpenAI é real! A OpenAI lançou o ChatGPT e ganhou muitos fãs, e agora tem investidores preocupados achando que a IA pode até fazer a Busca do Google cair em desuso.

Para não ficar para trás, o Google está investindo pesado para manter sua posição, unindo seus laboratórios de pesquisa na poderosa Google DeepMind e criando um laço mais forte entre pesquisadores e as equipes responsáveis pelos produtos.