Prepare-se para uma revolução nas viagens! O mercado de inteligência artificial (IA) no setor de turismo vai bombar e deve chegar a mais de US$ 1,2 bilhão até 2026. Isso mostra como a galera tá cada vez mais abraçando essas novas tecnologias!

Pacotes de viagens estão cada vez mais personalizados para atender necessidades de quem viaja Imagem Studio PeaceShutterstock

Uma pesquisa fresquinha da Oracle ainda revelou que 92% da galera está super interessada em usar chatbots e assistentes virtuais para ajudar nas suas aventuras em viagens. E, olha só, 83% dos brasileiros querem que os hotéis invistam em tecnologias que diminuam o contato com outras pessoas. Quem não ama um pouco mais de privacidade, né?

Usando IA, agências de viagens oferecem serviços incríveis

  • Graças às ferramentas de machine learning, as experiências de viagem estão ficando cada vez mais personalizadas.
  • Essas tecnologias ajudam as agências a conhecerem você melhor, com base nas suas pesquisas e dados, e a oferecerem recomendações de hotéis e roteiros que têm a sua cara!
  • E tem mais! Elas também ajudam na busca por passagens aéreas, preveem a demanda e indicam os melhores períodos para você viajar sem estourar o orçamento.

A adoção dessas novas tecnologias levanta algumas preocupações, claro, especialmente sobre seu impacto no mercado de trabalho. Tem muito medo por aí de que a IA possa causar um grande desemprego. Mas a história já nos mostrou que tecnologia pode ser uma grande aliada! Lembra da década de 2000? A internet não acabou com a profissão de agente de viagens, só tornou tudo mais eficiente.

Assim, o que se espera é que essas novas ferramentas ajudem os profissionais do setor a se concentrarem no que realmente importa. As tarefas mecânicas ficam com a IA, enquanto os humanos continuam cuidando do que exige sensibilidade e bom julgamento.

IA
IA vai conquistando espaços no mercado de trabalho mesmo que ainda exista temor sobre seus impactos negativos Imagem Wright StudioShutterstock