Com certeza, você conhece alguém que só funciona depois de uma boa xícara de café, ou que já acorda de mau-humor. É o famoso: “Bom dia pra quem?”, mas já se perguntou se existe uma forma melhor de acordar de manhã?

A ciência revela uma série de providências que podem ser tomadas para levar mais leveza para as manhãs, tornando a rotina menos desgastante ao despertar. Confira!

Leia mais:

Melhores formas de acordar de manhã

Priorize seu sono!

Imagem Pexels

Se tem uma relação antiga que interfere na rotina de qualquer pessoa, é a que acontece antes dela dormir e ao acordar. Em entrevista a National Geografhic, Andrew McHill, diretor do Laboratório de Sono, Cronobiologia e Saúde da Oregon Health and Science University, nos Estados Unidos, afirma que a melhor maneira de se sentir menos grogue pela manhã é dormir o suficiente.

publicidade

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia e publicado na prestigiada revista Nature mostrou que entre os principais aspectos necessários para ter disposição pela manhã, está o sono.

De acordo com o estudo, quando os participantes dormiram um pouco mais do que o costume e acordaram mais tarde, se sentiram ainda melhor pela manhã. Afinal, o sono é responsável por ajudar a eliminar uma substância química chamada adenosina, que se acumula em nossos corpos ao longo do dia e nos deixar cansados.

Dessa forma, como muitas pessoas não conseguem dormir o suficiente durante a noite, logo não eliminam essa substância e sentem-se mais cansados logo ao acordar. Sendo assim, o ideal é manter uma consistência em seus horários de sono, dormindo o suficiente para não brigar com o despertador de manhã.

Evite a inversão de exposição a luz

Imagem Shutterstock

Especialistas dizem que a exposição à luz do sol pela manhã é fundamental para ajudar seu corpo a se ajustar e seu despertar ser ainda mais saudável. A mesma situação acontece a noite, quando precisamos de um ambiente escuro para sinalizar ao nosso cérebro e corpo que estamos próximos de dormir.

No entanto, o que acontece hoje é que as pessoas estão cada vez mais expostas as luzes de dispositivos a noite, antes de dormir, dificultando que esse comando seja enviado ao cérebro. Esse é o chamado ciclo circadiano, que é supervisionado pelo núcleo supraquiasmático (SCN) (rede de neurônios no hipotálamo, uma das áreas mais antigas do cérebro).

 Deste modo, as nossas células do SCN são sensíveis à luz, pois elas são responsáveis por iniciar a produção do hormônio melatonina, regulador do sono, e isso se dá, exatamente quando o ambiente está escuro.

Sendo assim, se seu cérebro está diante de luz, mais tardiamente você sentirá vontade de dormir. Além disso, pela manhã quanto mais contato com a luz do dia você estiver ao acordar, mais rápido seu corpo e seu cérebro entenderão que é hora de despertar e isso já ajudará a melhorar o seu humor. Mas fique atento, para que isso aconteça é necessário um conjunto de ações.

Cuide da alimentação e do seu corpo

Comida saudável
Imagem ovchinnikova ksenya Shutterstock

Para começar, escolha opções de alimentos saudáveis ao longo do dia e antes de dormir. Evite cafeína e álcool em excesso. E, ao acordar, opte por um café da manhã rico em proteínas e carboidratos saudáveis.

Especialistas avisam que é importante evitar carboidratos com alto índice glicêmico, pois isso fará com que a sua energia tenha um pico muito alto e caia rapidamente, ao contrário do que acontece com alimentos com baixo índice. Afinal, eles fazem com que essa sensação e energia pela manhã durem mais.

Em entrevista à National Geographic, Helen Burgess, professora de psiquiatria e codiretora do Laboratório de Pesquisa do Sono e Circadiano da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, recomenda o exercício físico como uma ótima forma de melhorar o sono.

Burgess afirma que os exercícios melhoram o sono reparador em que caímos periodicamente durante a noite, o que pode ajudá-lo a se sentir mais descansado ao acordar no dia seguinte.

Resumindo, quer ter manhãs melhores? Então invista em noites melhores, alimentação saudável e exercícios!