Vacinação completa contra Covid-19 diminui risco de AVC

Você sabia que a vacina contra Covid-19 não serve só para proteger a gente do SARS-CoV-2? Um estudo fresquinho, saído do forno e publicado esta semana, mostrou que estar com o esquema vacinal em dia pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas graves, como o AVC. Incrível, né?

AVC
Risco de AVC diminui para pessoas com vacinação completa contra Covid-19 (Imagem: Shutterstock)

Esse estudo foi realizado por uma galera da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e analisou dados de saúde de mais de oito milhões de adultos. Eles acompanharam os registros por cerca de dois anos, desde que a vacinação começou lá em dezembro de 2020 até o final de 2022. O que eles descobriram? Que as pessoas que se vacinaram tiveram um risco menor de problemas cardíacos comparadas àquelas que não foram vacinadas, especialmente após a terceira dose.

Estudo apresenta efeitos adversos da vacinação de Covid-19, mas fez ressalvas (Imagem: Ahmet Misirligul/Shutterstock)

Estudo observou efeitos inesperados da vacina, mas com ressalvas

Mas calma lá! Nem tudo são flores. O estudo também apontou alguns efeitos colaterais inesperados, como inflamação do músculo cardíaco em homens jovens e um aumento temporário nas extrassístoles, que são aqueles batimentos extras do coração. O risco aumentou 17% após a primeira dose e 22% após a segunda, especialmente entre idosos e homens. Mas olha, não se alarmem, porque não foram observados riscos aumentados em relação a outras arritmias cardíacas.

Fredrik Nyberg, um dos pesquisadores, deu uma luz sobre isso: “Os riscos cardiovasculares que encontramos após a vacinação são temporários e não se aplicam a casos graves. Na verdade, a vacinação completa reduz significativamente o risco de eventos cardíacos graves, como ataque cardíaco e derrame. Isso mostra como a vacinação é benéfica!”