Novo Sensor Acústico para Localizar Vazamentos de Água

Olha só que bacana! Tem uma nova ferramenta acústica, cheia de inteligência artificial, que está chegando para facilitar a vida na identificação de vazamentos de água. Esse sensor foi criado pela FIDO Tech em parceria com a Microsoft, tudo para reduzir o desperdício e diminuir a conta de água das empresas e serviços públicos. Legal, né?

Gráficos criados pela IA do sensor instalado na rede.

A tecnologia é super portátil! Ela é instalada nas tubulações de água e capta os sons. A inteligência artificial analisa esses sons rapidinho e mostra exatamente onde está o vazamento na tela de um tablet. E os técnicos ainda podem conversar com a ferramenta como se estivessem batendo papo! Victoria Edwards, a CEO da FIDO, comentou: “Os canos de água são realmente barulhentos. A IA corta todo o barulho e identifica que é definitivamente um vazamento.”

Como Funciona?

Além de identificar os vazamentos, essa tecnologia também dá dicas sobre onde colocar novos sensores para evitar que alguns pontos fiquem sem cobertura. Ela calcula o volume de água que está vazando para que os reparos possam ser priorizados. Ou seja, a precisão do sensor é basicamente essencial para evitar escavações desnecessárias, minimizando assim o caos no trânsito enquanto as equipes consertam os problemas.

Sensores sendo instalados nas redes de água.

Essa ferramenta é poderosa! Ela utiliza a tecnologia GPT-4 da OpenAI e foi desenvolvida durante umas maratonas de ideias da Microsoft em Londres. Tudo isso faz parte de um projeto global para melhorar a segurança hídrica em locais onde a Microsoft tem presença, como Estados Unidos, México e África do Sul.

E as Economias?

Agora vem a melhor parte: identificar os vazamentos não só previne o desperdício, como também ajuda a reduzir os custos para as concessionárias e consumidores. No Arizona, por exemplo, algumas empresas estavam perdendo até 40% da água! Em San Tan, alguns vazamentos eram equivalentes ao consumo de água de 43 casas!

Cidade de San Tan, na região metropolitana de Phoenix.

Depois da instalação desse sensor, a concessionária EPCOR conseguiu reduzir a água não faturada de 27% para cerca de 10% em apenas um ano. Atualmente, já tem mais de 4.500 dispositivos na região de San Tan, e eles já consertaram 150 vazamentos até agora. Um verdadeiro sucesso!