“`html
Proibição do tabaco para a Geração Z salvaria milhões de vidas
A pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) revela que se a venda de tabaco fosse proibida para a Geração Z, especialmente para a galera nascida entre 2006 e 2010, cerca de 1,2 milhão de mortes por câncer de pulmão poderiam ser evitadas até o final do século. Uau, né?
O câncer de pulmão é uma das doenças mais mortais que existe, e adivinha? Cerca de 85% dos casos estão ligados ao fumo, segundo a Organização Mundial da Saúde.
- O estudo prevê que, se a galera continuar fumando, cerca de três milhões de mortes por câncer de pulmão podem rolar entre os jovens nascidos entre 2006 e 2010.
- Com a proibição do tabaco, 1,2 milhão de vidas poderiam ser salvas até 2095 para esses 650 milhões de jovens.
- Mais homens do que mulheres se beneficiariam da proibição, com cerca de 45% de mortes evitadas entre eles e quase 31% entre elas.
- Mas, em regiões específicas como América do Norte, algumas partes da Europa, Austrália e Nova Zelândia, mais mulheres poderiam ser salvas do que homens!
- A Europa Ocidental, por exemplo, veria cerca de 78% de mulheres salvas, enquanto na Europa Central e Oriental, quase 75% dos homens poderiam se beneficiar.
- Essas diferenças têm a ver com as estratégias de marketing da indústria do tabaco ao longo dos anos.
- Mas nem tudo são flores, pois algumas mortes não seriam evitadas por causa de fatores como poluição do ar e fumo passivo.
A iniciativa “Geração Z sem tabaco” ao redor do mundo
Vários países já estão no clima de criar uma Geração Z sem tabaco. A Nova Zelândia, por exemplo, já proibiu a venda de cigarros para quem nasceu após 2008, mas um novo governo conservador pretende voltar atrás nessa decisão.
No Reino Unido, a proibição de vender cigarros para quem nasceu depois de janeiro de 2009 ainda está de pé, pois o governo atual apoia essa ideia para reduzir o tabagismo nas futuras gerações. Tomara que o novo estudo incentive outras iniciativas como essa!
Esses resultados são encorajadores porque mostram ainda mais como estratégias pragmáticas, além da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco, podem reduzir as mortes por câncer de pulmão nas gerações mais jovens.
Dra. Isabelle Soerjomataram, Chefe Adjunta da Divisão de Vigilância do Câncer da IARC.
Parece que temos muito a fazer, né? Mesmo com essas iniciativas, os especialistas da IARC alertam que essas abordagens sozinhas não são suficientes para acabar com a epidemia do tabaco, especialmente entre quem já fuma. Eles sugerem aumentar impostos sobre produtos de tabaco e criar ambientes livres de fumo, além de oferecer ajuda para os fumantes deixarem esse hábito.
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/10/05/medicina-e-saude/proibir-a-geracao-z-de-fumar-pode-evitar-milhoes-de-mortes-por-cancer/