Segundo o IBGE, a porcentagem de pessoas com 60 anos ou mais aumentou de 11,3% para 14,7% em apenas 10 anos. Isso é ótimo, não é? A galera está vivendo mais! Mas, para aproveitar essa longevidade, é preciso adotar alguns cuidados. Então, aqui vão 5 dicas de saúde super legais para quem já passou dos 60 anos.

O que muda no corpo depois dos 60 anos?

Aos 60 anos, o envelhecimento fica mais na cara. Um estudo mostrou que, a partir dessa idade, os problemas no controle da frequência cardíaca e na aptidão cardiorrespiratória começam a aparecer. Além disso, a pele vai perdendo colágeno, ficando mais flácida e desidratada.

Os sentidos também entram em cena: o paladar e o olfato podem dar uma enfraquecida, e é normal notar que não percebemos tanto os gostos doces e salgados como antes. Isso acontece porque os neurônios também vão envelhecendo, afetando a memória, o raciocínio e os reflexos.

Idosa com problema nas costas
Imagem GBALLGIGGSPHOTO Shutterstock

Como cuidar da saúde aos 60 anos?

1. Restaure a sua força muscular

Para evitar problemas como a osteoporose e as quedas, nada melhor do que fortalecer os músculos! Uma rotina de exercícios físicos moderados é uma boa pedida, sempre com a orientação de profissionais da saúde.

atividade física
<em>Imagem fongbeerredhot Shutterstockcom<em>

Caminhadas, hidroginástica, alongamento e dança podem ajudar na flexibilidade e no equilíbrio. O importante é se mexer de maneira leve e prazerosa!

2. Comece as consultas com um médico geriatra

A melhor forma de cuidar da saúde nessa fase? Consultas com um geriatra! Esse profissional avalia a saúde física, mental e social dos idosos, garantindo que você esteja bem em todos os aspectos.

3. Não exagere na alimentação

A terceira dica é: evite os excessos! Focar em alimentos saudáveis e integrais é o caminho. Nada de exagerar nos fritos e industrializados.

Comida saudável e orgânica em tigelas de madeira estetoscópio médico e coração verde em fundo branco para o conceito de saúde Vista de cima
<em>Imagem Chalee2500 Shutterstock<em>

O ideal é consumir alimentos na sua forma mais natural, como arroz, aveia e batatas, além de diminuir o sal e o açúcar.

4. Não se isole

A solidão é um dos grandes vilões da saúde mental na terceira idade. Ficar sozinho pode desencadear depressão, que atinge cerca de 13% das pessoas entre 60 e 64 anos. Buscar atividades sociais e hobbies é fundamental para não cair na tristeza.

Um homem idoso solitário e triste com cabelos grisalhos está sentado sozinho em um sofá em casa Ele olha para baixo imerso em pensamentos negativos sofrendo de depressão apatia e lidando com perdas Recebeu más notícias sobre saúde e problemas familiares
<em>Imagem Fizkes Shutterstock<em>

5. Tenha uma motivação para viver

Ter uma razão para levantar da cama todos os dias é essencial! Segundo especialistas, se envolver em atividades agradáveis e ter propósitos traz um monte de benefícios, incluindo felicidade e saúde mental.

Fazer o que gosta e manter o bom humor ajuda a liberar substâncias boas no nosso cérebro, regulando tudo, desde o sono até o apetite!