Quando a gente se joga na cama para dormir, não estamos simplesmente caindo no sono. Tem toda uma ciência por trás disso! Recentemente, uma galera de pesquisadores da Austrália, Canadá e Estados Unidos descobriu uma fase do sono que pode ser crucial na luta contra a demência. E essa fase é o sono profundo!

O que é sono de ondas lentas?

Ah, o sono de ondas lentas é a terceira fase do nosso ciclo de sono, e dura entre 20 a 40 minutos. Nessa etapa, tudo fica mais calmo: seu corpo relaxa, a respiração desacelera e o coração bate mais devagar. É a chance perfeita para recarregar as energias!

As ondas cerebrais lentas são tipos de atividade elétrica que ocorrem no cérebro quando estamos relaxados Imagem gerada por inteligência artificial DALL ENayra Teles

Sono profundo e o risco de demência

  • Os cientistas analisaram dados de dois estudos anteriores e seguiram a evolução dos pacientes até 2018. Durante 17 anos, foram registrados 52 casos de demência.
  • Com o passar dos anos, a taxa de sono de ondas lentas diminui, especialmente a partir dos 60 anos, e atinge o pico entre 75 e 80 anos.
  • Para cada 1% de redução no sono de ondas lentas, o risco de demência aumenta em 27%. Isso é preocupante!
  • As chances de desenvolver Alzheimer, por exemplo, crescem em 32% nesse cenário. E para complicar, um gene conhecido como APOE ε4 também está associado a uma diminuição mais rápida do sono profundo.
  • Resumindo: a perda de qualidade no sono profundo pode aumentar o risco de desenvolver problemas neurológicos. Melhor cuidar do sono, né?
A imagem mostra uma mulher idosa durante o sono
<em>Cada ponto percentual de sono profundo perdido se reverte em um aumento do risco de demência Imagem HalfpointShutterstock<em>

Relação entre sono profundo e demência

Apesar dos cientistas terem traçado vários caminhos entre o sono profundo e a demência, isso não confirma que um causa o outro. Na verdade, pode ser que os processos relacionados à demência estejam afetando a qualidade do sono!

Ainda há muito o que investigar, mas o que já foi descoberto é bem interessante! É claro que dormir bem é sempre um bom plano para manter a saúde em dia.