Há alguns meses, Elon Musk passou a excluir todas as referências ao antigo nome de sua rede social – Twitter –, mudando seu nome para X, trocando seu logo e até renomeando tuítes para postagens e retuítes para repostagens.

E a ideia do bilionário australiano dono da plataforma é ir além. Por exemplo: se você digitar x.com na barra de endereços de seu navegador, você vai parar no X, apesar de, oficialmente, o domínio da rede social ainda ser twitter.com.

Leia mais:

Só que, além desse redirecionamento, agora, os usuários passaram a se preocupar, pois quaisquer menções à URL twitter.com estão sendo alteradas automaticamente – não importa onde a menção ao Twitter esteja. Ou seja, a URL netflitwitter.com surgia como netflix.com nas postagens, reporta o Gizmodo. Isso vinha acontecendo ao menos no app para iOS.

publicidade

Só que, naturalmente, ao clicar no “falso-positivo” netflix.com, o usuário não irá para o site da streamer, mas, sim, para o link originalmente postado (netflitwitter.com).

Mas isso não é só algo irritante para quem usa o X; pode ser perigoso.

Riscos do redirecionamento de Twitter para X

  • Esse redirecionamento impróprio pode ser o cenário ideal para golpistas, pois, caso adquirissem uma URL como netflitwitter.com, eles poderiam criar campanhas de pishing e roubar as credenciais de usuários da Netflix;
  • Por conta disso, o usuário do X @yuyu0127_ resolveu comprar o domínio como forma de evitar possíveis usos por hackers;
  • No site, ele postou uma mensagem preventiva.
Captura de tela da mensagem inserida no domínio netflitwittercom Imagem Reprodução de telanetflitwittercom

A partir de 8 de abril de 2024, o cliente iOS Twitter (agora X) substitui automaticamente o texto ‘twitter.com’ nas postagens por ‘x.com como parte de sua funcionalidade. Portanto, por exemplo, um URL que parece ser ‘netflix.com’ será, na verdade, redirecionado para ‘netflitwitter.com’ quando clicado.

Esteja ciente de que existe a possibilidade de esse recurso ser explorado no futuro, através da aquisição de domínios contendo ‘twitter.com para levar os usuários a páginas maliciosas.

Este domínio, ‘netflitwitter.com’, foi adquirido para fins de proteção, a fim de evitar seu uso para tais atividades maliciosas.

Citação encontrada no domínio netflitwitter.com

Já o Mashable observou que outro usuário do X, @amasato_mochi, comprou outro domínio: setwitter.com, já que o X o mudava para sex.com, também visando evitar práticas maliciosas. Na página – que, agora, redireciona para outra página –, há aviso semelhante ao anterior.

Por favor, não acesse URLs suspeitos!

Em 8 de abril de 2024, um recurso perigoso foi implementado no cliente iOS para Twitter (agora X) que substitui à força a string twitter.com no conteúdo do tweet por x.com, se estiver incluído. Consequentemente, pode haver um aumento no número de indivíduos adquirindo domínios que incluem ‘alguma string’ twitter.com e, dependendo das intenções dos adquirentes, isso pode levar a links de sites maliciosos.

Citação encontrada em setwitter.com

Já na terça-feira (9), aparentemente, o X desfez as alterações, não mudando mais automaticamente netflitwitter.com para netflix.com. Ainda assim, o Mashable percebeu haver outros casos de palavras sendo modificadas para parecerem com sites autênticos, mas não mostrou quais.