Tem novidades no ar! O bloqueio do X (aquele Twitter que todo mundo ama e odeia) no Brasil pode estar prestes a chegar ao fim. Rumores indicam que os advogados da plataforma estão preparando um pedido para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitindo que a rede social volte a funcionar por aqui. Tudo isso, claro, segundo o jornalista Caio Junqueira.

O pedido deve ser entregue ainda esta semana e promete informar que a plataforma já está cumprindo as decisões do ministro. E se você está se perguntando “Quais decisões?”, aqui vai a ficha:

  • Indicação de um representante legal da empresa no Brasil;
  • Bloqueio de perfis que foram solicitados;
  • Pagamento de todas as multas que estão em aberto.

De acordo com o jornalista, os advogados vão precisar apresentar as procurações originais, devidamente autenticadas, por suas controladoras. Eita, que a burocracia é pesada, hein?

Suspensão do X/Twitter no Brasil pode acabar no fim de semana

A expectativa é que a decisão do Moraes sobre liberar o X saia no próximo fim de semana. O ministro já pediu mais informações e documentos da empresa, dando um prazo de cinco dias que começou na segunda-feira.

x brasil
XTwitter definiu representação legal no Brasil e precisa apresentar informações e documentos Imagem rafapressShutterstock

Agora, resumindo o que rolou até aqui:

  • Na sexta-feira, o X anunciou que tinha escolhido Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal no Brasil, atendendo ao que o STF pediu;
  • No dia seguinte, Moraes avaliou a documentação enviada e pediu mais informações para a empresa, dando um prazo de cinco dias para isso.

Segundo Caio Junqueira, o pedido para a reabertura do X no país deve ser apresentado ao mesmo tempo em que essas informações adicionais são enviadas. Será que estamos testemunhando o início do fim desse entrave todo?

Suspensão do X/Twitter no Brasil

logo do X e silhueta de elon musk
O ministro Alexandre de Moraes suspendeu o XTwitter no Brasil após Elon Musk não indicar representante legal em tempo Imagem kovopShutterstock

Em resumo, o ministro Moraes decidiu bloquear o X no Brasil no dia 30 de agosto, após a empresa não escolher um novo representante legal no país dentro do prazo. E aí, ficou bem claro que sem representante, sem rede! A plataforma até fechou seu escritório por aqui, o que pegou muitos de surpresa.