Em novos recursos que chegarão em breve ao Twitter/X, os administradores da área de “Comunidades” da rede social vão poder definir a ferramenta de grupos da plataforma como um espaço que vai filtrar conteúdo adulto. As informações são do site Engadget.

Leia mais:

Um engenheiro de dados do X teria confirmado a notícia, após rumores estarem circulando de que a rede social trabalhava para tornar os grupos da seção de comunidades da plataforma mais seguros em relação a este tipo de conteúdo.

O engenheiro em questão, chamado Dong Wook, fez uma postagem em seu perfil do X, indicando que o conteúdo adulto seria filtrado automaticamente no recurso das Comunidades, existente dentro da rede social, mas que há como configurar que a filtragem não ocorra.

publicidade

“Os administradores agora podem definir conteúdo adulto nas configurações para evitar a filtragem automática do conteúdo”, disse Chung.

Celular com logomarca do X antigo Twitter em cima de teclado de notebook
Imagem sdx15Shutterstock

O conteúdo adulto no X tinha poucas restrições até então

  • Pesquisadores já haviam descoberto X planejava ativar configurações específicas para o conteúdo adulto em sua plataforma.
  • O X já permite que os usuários compartilhem nudez e outros conteúdos “gráficos”, mas não permite que apareçam em certas partes do aplicativo, como fotos de perfil e imagens de capa de Comunidades.
  • A filtragem deve definir, ao menos na seção de Comunidades, espaços seguros que não terão o conteúdo adulto e outros em que o conteúdo poderá ser compartilhado, uma divisão que não existia antes.

O recurso das Comunidades do X já existe antes mesmo da aquisição da empresa por Elon Musk. Quando a rede social ainda se chamava Twitter, em 2021, as Comunidades foram lançadas. Na época, os donos da rede social alegaram que a ferramenta proporcionaria “um espaço mais íntimo para conversas” na plataforma.

O Twitter nunca chegou a discutir publicamente o uso de conteúdo adulto em sua plataforma, tampouco dentro da seção de Comunidades. O aplicativo já vinha permitindo conteúdo adulto, ao contrário de boa parte das redes sociais atuais mais populares, que proíbem esses conteúdos.

O X supostamente já cogitou lançar uma plataforma concorrente ao OnlyFans, site que tem conteúdos adultos por assinatura, mas logo o plano acabou sendo descartado, devido a preocupações de que pioraria os problemas da empresa com conteúdo ilegal de exploração infantil.

Em outro post no X, Chung comentou que a mudança das configurações para conteúdo adulto nas Comunidades da rede social tornam as comunidades mais seguras para todos, filtrando automaticamente o conteúdo adulto, e somente usuários que especificaram sua idade poderão pesquisar comunidades com conteúdo para maiores de idade.

twitter
Imagem ssi77Shutterstock