A decisão de banir ou não o TikTok nos Estados Unidos será tomada pelos senadores norte-americanos. A Casa precisa discutir a lei (já aprovada pela Câmara dos Representantes) que prevê a proibição da ferramenta a menos que a empresa chinesa ByteDance venda a rede social para donos do país. Para tentar impedir que isso aconteça, no entanto, o TikTok aposta na pressão popular.

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Celular com logotipo do TikTok na tela em cima do logotipo da ByteDance
Nas últimas semanas o TikTok gastou mais de US$ 3 milhões em comerciais contra o banimento da rede social Imagem AscannioShutterstock

Grande campanha publicitária

De acordo com a própria rede social, cerca de 70 milhões de pessoas utilizam a plataforma nos Estados Unidos. E são justamente estes usuários que estão sendo usados pelo TikTok em comerciais criticando o possível banimento.

A mensagem é clara: a rede social é positiva para todos. Uma das participantes dessa campanha publicitária é a irmã Monica Clare, uma freira do norte de Nova Jersey. “Por causa do TikTok, criei uma comunidade onde as pessoas podem se sentir seguras para fazer perguntas sobre espiritualidade”, diz ela no anúncio.

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Fazendeiros, empresários e até um veterano da Marinha conhecido como Patriotic Kenny também aparecem nos comerciais defendendo a rede social. A tag #KeepTikTok aparece em todos estes conteúdos, divulgados na TV e também em outras plataformas rivais na internet.

Desde que a Câmara votou pelo banimento da rede social, há três semanas, a empresa gastou pelo menos US$ 3,1 milhões (mais de R$ 15 milhões) em tempo de publicidade para comerciais programados para serem veiculados até este mês de abril, de acordo com dados da AdImpact, uma empresa de rastreamento de mídia.

Alguns dos locais mais visados são os estados onde as eleições presidenciais tendem a ser mais disputadas, Pensilvânia, Nevada e Ohio, de acordo com os dados. O TikTok também gastou mais de US$ 100 mil em anúncios no Facebook e Instagram recentemente, de acordo com a Meta’s Ad Library. As informações são de O Globo.

Achamos que o público em geral deve saber que o governo está tentando atropelar os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos e devastar sete milhões de pequenas empresas em todo o país.

Michael Hughes, porta-voz do TikTok

tiktok
Senado será o responsável por decidir sobre futuro do TikTok nos EUA Imagem salarkoShutterstock

Situação da rede social nos EUA

  • No dia 13 de março deste ano, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma lei que pode banir o TikTok do país a menos que a empresa chinesa ByteDance venda a rede social para donos estadunidenses.
  • O projeto teve amplo apoio bipartidário (de democratas e republicanos) e agora depende de aprovação no Senado.
  • Caso isso ocorra, dependerá apenas de uma sanção do presidente Joe Biden para entrar em vigor.
  • O líder da Casa Branca já admitiu que irá autorizar a medida.
  • A proposta reflete a preocupação dos EUA sobre os riscos à segurança nacional devido à propriedade chinesa do TikTok.
  • A principal preocupação é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma.
  • Segundo os Estados Unidos, essas informações seriam enviadas para o governo da China.
  • Após os últimos acontecimentos, o governo chinês elevou o tom e acusou os EUA de ferirem os princípios da concorrência justa.
  • China afirmou que os EUA não encontraram evidências de que a rede social represente um risco para a segurança nacional, mesmo assim continuam perseguindo a empresa.
  • Além disso, os chineses prometeram acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a medida.