A franquia cinematográfica Matrix vai ganhar um novo filme, o quinto da série, e o longa já está em produção, confirma a Warner Bros. Será o primeiro filme sem Lana ou Lilly Wachowski como diretoras, e dessa vez, Drew Goddard é quem dirige a produção.

Leia mais:

Goddard tem em seu currículo a direção da série The Good Place, além do filme O Segredo da Cabana. Ele também atuou como roteirista na série Buffy, a Caça-Vampiros, e no premiado filme Perdido em Marte. É ainda o criador da série Demolidor, da Marvel, lançada na Netflix.

Lana Wachowski, que dirigiu o mais recente filme da franquia, Matrix: Resurrections (2021), participará como produtora executiva.

publicidade
“Matrix” (“The Matrix”, 1999) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

O filme ainda está nos estágios iniciais de produção. Não há confirmação de quais atores retornam para reprisar seus papeis, ainda que a expectativa seja que ao menos Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que protagonizaram todos os filmes anteriores como Neo e Trinity, estejam no longa.

O elenco original ainda conta com elenco de Laurence Fishburne, Hugo Weaving e Jada Pinkett Smith. No filme de 2021, houve a adição de nomes como Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Neil Patrick Harris e Priyanka Chopra Jonas.

Detalhes do enredo não foram revelados, mas o presidente de produção da Warner Bros. Motion Pictures, Jesse Ehrman, indicou que a história avançará no mundo da fantasia sem se afastar muito do que tornou a série um sucesso.

Franquia de Matrix no cinema começou há 25 anos

  • O primeiro filme da série Matrix, que deu início à franquia em 1999, é considerado um dos filmes de ficção científica mais influentes de todos os tempos.
  • Seu impacto, inspirou três sequências, para a história: Matrix: Reloaded e Matrix: Revolutions, ambos lançados em 2003, e Matrix: Resurrections, de 2021.
  • O quarto filme da franquia, lançado após um intervalo de 18 anos para o longa anterior, e foi o primeiro dirigido exclusivamente por Lana, foi uma grande decepção de bilheteria.
  • Arrecadou apenas US$ 159 milhões em todo o mundo, mas teve um orçamento de US$ 190 milhões.
Imagem DivulgaçãoWarner Bros