A incrível atriz britânica Maggie Smith nos deixou aos 89 anos. A triste notícia foi confirmada por seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em um comunicado emocionado. Eles disseram que “ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de sexta-feira, 27 de setembro”.

Em seus últimos momentos, Maggie esteve cercada por amigos e familiares. O comunicado também destacou que seus filhos e netos estão devastados pela perda. “Agradecemos à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital pelo cuidado e amor que proporcionaram nos seus últimos dias”, disseram.

A carreira memorável de Maggie Smith

Maggie Smith ficará eternamente na memória de todos por suas atuações brilhantes em produções icônicas, especialmente na saga Harry Potter, onde deu vida à Professora Minerva McGonagall, e na série Downton Abbey, como a inesquecível Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham.

maggie smith em Downton Abbey
Maggie Smith como a memorável Violet Crawley em Downton Abbey

A jornada de Maggie no mundo da atuação começou no teatro, onde ela brilhava nos palcos desde 1952. Com seu talento inquestionável, logo se destacou em diversas produções da companhia Old Vic e, em 1963, fez parte do renomado National Theatre sob a direção de Laurence Olivier.

No cinema, Maggie também deixou sua marca. Sua primeira indicação ao Oscar foi em 1965 pelo filme Otelo e, em 1969, ela levou pra casa seu primeiro Oscar por A Primavera de uma Solteirona, interpretando a complexa professora Jean Brodie. Um papel que a consagrou!

Entre outros papéis memoráveis, podemos destacar a Augusta Bertram em Viagens com Minha Tia (1972), Charlotte em Uma Janela para o Amor (1985) e a fofa Madre Superiora em Mudança de Hábito (1992-1993).

<em>A Primavera de uma Solteirona<em> um dos maiores papéis da carreira de Maggie Smith no cinema

Com mais de setenta anos de carreira, Maggie Smith se tornou uma das atrizes mais respeitadas e queridas do mundo, sendo lembrada por sua profundidade, elegância e humor em cada personagem.

Prêmios e reconhecimentos

  • Maggie Smith foi premiada com dois Oscars, sendo o segundo em 1978 como Melhor Atriz Coadjuvante por California Suite.
  • Ela ainda ganhou sete BAFTAs, quatro Emmys, três Globos de Ouro e um Tony.
  • Seu talento a tornou uma lenda tanto no teatro quanto no cinema e na televisão, sendo admirada por várias gerações.
  • Em 1990, foi nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire (DBE), uma das maiores honrarias do Reino Unido, em reconhecimento à sua contribuição para a arte dramática.