Falcon 9 Teve um Perrengue, Mas os Astronautas Foram Lançados!

O Falcon 9, o astro dos foguetes e o preferido da SpaceX por ser super seguro, andou dando algumas escorregadas recentemente. A última foi no último sábado, dia 28. Depois de mandar uma nova tripulação de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), o segundo estágio do foguete não caiu na área desejada e foi parar em um lugar diferente no oceano.

A SpaceX não perdeu tempo e já suspendeu os lançamentos do modelo para investigar o que rolou. Eles comentaram: “O segundo estágio pousou de boa no oceano, mas não exatamente onde queríamos. Assim que descobrirmos o que aconteceu, voltaremos a lançar.”

Falcon 9 em ação Imagem ReproduçãoSpaceX

Como Foi o Lançamento da Missão Crew-9?

Mesmo com a confusão no pouso do segundo estágio, o lançamento para a ISS foi um sucesso. O evento rolou no Complexo de Lançamento Espacial-40, lá em Cabo Canaveral, Flórida, e começou às 14h17 (horário de Brasília).

Além de levar dois astronautas novatos, a missão também é para buscar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS há mais de 100 dias agora. Eles deviam voltar em uma semana, mas a volta deles só vai rolar em fevereiro de 2025!

Detalhes da Missão Crew-9

  • O foguete Falcon 9 fez um lançamento tranquilo e, após 2 minutos e meio, o primeiro estágio se separou do segundo.
  • O segundo estágio ligou seu motor e acelerou a cápsula Crew Dragon a mais de 27 mil km/h!
  • O primeiro estágio estava tão afim de se reaproveitar que pousou de volta na plataforma na Flórida.
  • Depois de alcançar a velocidade orbital, a Crew Dragon se despediu do segundo estágio e se preparou para se conectar à ISS.
  • A chegada na Estação Espacial está programada para este domingo, 29, às 18h30 (horário de Brasília), após um voo de 28 horas.
Os heróis da missão Crew-9: Nick Hague e Aleksandr Gorbunov prontos para a aventura! Crédito da foto: NASA / Josh Valcarel

O Que Vem a Seguir para a Crew-9?

A Crew-9 começou planejada para levar quatro astronautas, mas agora só trará Nick Hague e Aleksandr Gorbunov. Os outros dois, Zena Cardman e Stephanie Wilson, estão de férias até o aviãozinho que leva Williams e Wilmore voltar.

Aproveitando os meses que passam lá, Hague e Gorbunov ficarão responsáveis por rodar experimentos espaciais e dar algumas voltinhas no espaço (as famosas caminhadas espaciais!). Eles vão substituir a Crew-8, que está na ISS desde março.