Tempestades de Setembro: O Mistério do “Rio Voador”

Em setembro, o Canadá e alguns estados dos EUA enfrentaram tempestades superintensas, e a explicação para isso pode ser um fenômeno chamado “rio voador”. Os cientistas acreditam que um rio atmosférico, dos mais fortes a cruzar o Pacífico desde 2000, foi o responsável por essas chuvas torrenciais após passar pelo Golfo do Alasca.

O Que É um “Rio Voador”?

Os rios atmosféricos, ou rios voadores, são como faixas enormes de vapor d’água que flutuam na nossa atmosfera. Quando esse vapor esfria, ele cai como chuva ou até neve. A maioria das vezes, eles ajudam bastante no abastecimento de água em diversas regiões!

<em>Rio voador que causou tempestades de setembro Imagem NASA Earth Observatory<em>

Intensidade do “Rio Voador”

O rio voador de setembro estava no nível mais alto de intensidade, uma categoria 5, que é a mais perigosa de todas! Isso significa que ele tem um potencial enorme para causar inundações e tempestades descontroladas.

Chuva
<em>Rio atmosférico que causou tempestades era do nível mais alto e perigoso Imagem Cris FagaShutterstock<em>

O Que os Cientistas Descobriram?

Os cientistas da NASA mencionaram esse fenômeno como “incomumente forte”, com valores bem acima do que normalmente se vê nos últimos 23 anos. Bin Guan, da NASA, sugere que uma forte oscilação no Ártico pode ter sido um fator que contribuiu para a formação desse rio atmosférico tão intenso.