A Voyager 2 Desliga um de Seus Instrumentos

Na última semana, a NASA decidiu dar um tempo em um dos instrumentos da sonda Voyager 2, que está explorando o espaço desde 1977. O instrumento que deu tchauzinho foi o de ciência de plasma, super importante para coletar partículas carregadas do Sol. Ele ajudou a confirmar que a sonda cruzou para além da heliosfera e entrou no espaço interestelar. Uau!

Sonda Voyager
Sondas Voyager, lançadas em 1977, alcançaram os limites do Sistema Solar (Imagem: NASA)

A razão desse desligamento foi economizar energia e permitir que os outros instrumentos científicos continuem funcionando. A NASA acredita que a Voyager 2 ainda tem energia para manter pelo menos um instrumento ativo na próxima década, mas fazer essa pausa era necessário.

Como Funcionava o Instrumento Recém-Desligado?

  • O instrumento tem quatro “copos” — três desses olhavam para o Sol para ver o que rolava no vento solar e um quarto dedicava-se a explorar o plasma das magnetosferas dos planetas, da heliosfera e do espaço interestelar.
  • Quando a Voyager 2 saiu da heliosfera, o fluxo de plasma nos três primeiros copos diminuiu bastante.
  • A equipe da NASA observou que os dados mais relevantes do quarto copo apareciam de três em três meses, quando a sonda fazia um giro de 360° em direção ao Sol.
  • Essa informação ajudou a equipe a decidir que era hora de desligar esse instrumento antes de outros.

“Os engenheiros sempre monitoram com cuidado as mudanças feitas nas operações da espaçonave que já está no espaço há 47 anos. O desligamento foi feito sem problemas, e a sonda continua funcionando direitinho.”

NASA, em comunicado

Agora, a próxima tarefa é ficar de olho nos recursos da Voyager 2 e decidir qual instrumento deve ser desligado a seguir, sempre garantindo que a sonda continue viva e mandando informações pra gente!

Onde Está a Voyager 2 Atualmente?

Desde seu lançamento em 1977 até 2018, ela esteve em nosso Sistema Solar. Hoje, a Voyager 2 se encontra a impressionantes 20 bilhões de quilômetros da Terra! Seus quatro instrumentos científicos restantes estão estudando tudo o que acontece além da heliosfera.

Heliosfera
Diagrama da heliosfera, investigada pela Voyager 2 (Imagem: NASA/IBEX/Adler Planetarium)