Um acordo entre Estados Unidos e Japão, firmado nesta quarta-feira (10), vai viabilizar a ida do primeiro astronauta não-estadunidense e japonês à Lua. Ele embarcará na missão Artemis, da NASA.

O acordo também prevê outro astronauta japonês em missão futura. Do lado do Japão, o país vai fornecer veículo espacial pressurizado para a missão estadunidense.

Leia mais:

Acordo entre Japão e EUA para missões na Lua

Segundo o Space Policy Online, o acordo foi firmado em encontro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, em Washington (EUA).

publicidade

A cooperação espacial entre os dois países foi só um dos tópicos abordados na conversa e na conferência de imprensa posterior, na Casa Branca.

Ficou acordado que dois astronautas japoneses se juntarão em futuras missões da NASA à Lua. Um deles (o que for primeiro) será o primeiro não-estadunidense a pousar na superfície do satélite natural. Vale lembrar que, por não-estadunidense, o acordo se refere a pessoas de fora de Estados Unidos e Canadá, já que um astronauta canadense será o comandante da próxima missão lunar.

Em troca, o Japão vai fornecer veículo espacial pressurizado que ficará à disposição da agência estadunidense para usar na Lua. Ele está sendo construído pela Toyota e pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA). Veja uma demonstração do conceito:

Quando a missão Artemis vai acontecer

  • A administração estadunidense já havia anunciado que o programa Artemis, rumo à Lua, incluiria astronautas internacionais até o final desta década;
  • A próxima missão acontecerá em setembro do ano que vem, mas sem o astronauta japonês. Não está claro em qual edição da missão ele embarcará;
  • O nome dos astronautas japoneses não foi revelado.
Lado oculto da Lua Crédito NASAGoddard Space Flight CenterArizona State University
Lado oculto da Lua Imagem NASAGoddard Space Flight CenterArizona State University

Missão Artemis, rumo à Lua

Apesar de não haver data para lançar o astronauta japonês, a missão Artemis 2 já tem lançamento previsto para setembro de 2025.

Ela vai incluir o astronauta canadense Jeremy Hansen como comandante da missão, além de outros três astronautas. Eles voarão rumo à Lua e voltarão como a primeira tripulação a bordo da cápsula Orion.

Como parte do plano da NASA de lançar não-estadunidense à superfície lunar, as missões Artemis 4 e 5 incluirão astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA).