Uma galera de cientistas de vários cantos do mundo fez um experimento que deixou todo mundo animado: eles descobriram que os raios-X de uma explosão nuclear podem realmente desviar asteroides grandes pra caramba, com cerca de 3 a 5 quilômetros de largura, do seu caminho. A ideia maluca é que, com isso, podemos proteger nosso planeta de impactos catastróficos. É como se estivéssemos com um superpoder contra asteroides!

Descoberta que pode revolucionar a proteção planetária

  • Os cientistas afirmaram que não tem uma urgência desesperadora para esse tipo de coisa agora.
  • Mas, é sempre bom ter um plano na manga!
  • Pelo que a NASA mostrou, se uma sonda pesada der um encontrão em um asteroide menor, pode ser que a gente consiga evitar um desastre na Terra.
  • O estudo, que rolou na revista Nature Physics, sugere que essa abordagem pode ser usada em várias situações, sem precisar investir uma grana preta em missões espaciais complicadas. Muito mais prático!
Meteoro atingindo a Terra
Uma colisão com um grande asteroide seria um baita problema para a Terra Imagem Dima ZelShutterstock

Como os raios-X afetam os asteroides?

Comandados por Nathan Moore, um físico dos famosos Sandia National Laboratories nos EUA, a equipe usou um equipamento chamado Z Pulsed Power Facility para jogar 1,5 megajoules de raios-X em um tanque de gás argônio.

Essa “bolha” de radiação deu uma surra em uma fina folha de metal que tinha um grão de quartzo ou sílica fundida. Resultado? A amostra ficou flutuando, como se fosse um micro asteroide no espaço!

Cientistas estão em busca de maneiras para proteger a Terra de colisões com asteroides (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Logo após, o pulso de raios-X atravessou o alvo, arrancando pedaços da superfície e criando ondas de choque. Isso ajudou os cientistas a coletar dados valiosos. O estudo concluiu que se a gente tivesse uma explosão de raios-X muito maior no espaço, poderíamos mudar a trajetória de asteroides com até 5 quilômetros de diâmetro. Uau!