Uma casa na Flórida, nos Estados Unidos, teve o telhado quebrado por um objeto cilíndrico desconhecido pesando quase um quilo que caiu do céu. O caso aconteceu no começo de março deste ano e ninguém ficou ferido. Num primeiro momento, a família que morava no local não soube identificar o que havia atingido a residência. Mas agora foi confirmado que tratava-se de lixo espacial.

Objetos teriam sido descartados da Estação Espacial Internacional

• Após ficar sabendo do ocorrido, a NASA recuperou os destroços.
  • A principal hipótese é que sejam baterias descarregadas da Estação Espacial Internacional (ISS).
  • O material deveria retornar à Terra de maneira controlada.
  • No entanto, uma série de atrasos fez com que a carga perdesse a viagem de regresso ao nosso planeta.
  • Em função disso, a NASA descartou as baterias da ISS em 2021 para uma reentrada não guiada.
  • Desafiando as probabilidades, elas acabaram atingindo a casa.
  • Em postagem no X (antigo Twitter), Alejandro Otero, dono da residência, mostrou os danos causados ao imóvel.
  • Além disso, disse que espera receber uma indenização das autoridades competentes.

Os riscos do lixo espacial

Apesar de boa parte do lixo espacial se desintegrar na atmosfera ao cair, alguns pedaços maiores podem eventualmente viajar até o solo. A NASA afirma cerca de 80% da população mundial vive em locais que não oferecem proteção contra a queda desses objetos do espaço.

Apesar de baixas, as chances de alguém ser atingido por materiais vindos do espaço não são zero. A queda de lixo espacial já foi reportada em várias regiões do planeta, inclusive no Brasil.

Um recente estudo publicado indica que 651 pedaços de lixo espacial apresentam o risco de cair de forma descontrolada nos próximos 10 anos. Segundo a NASA, existem mais de 27 mil pedaços de lixo espacial em órbita.

Os tamanhos desses objetos variam entre alguns milímetros e vários metros. Como a queda acontece a velocidades altíssimas, um eventual impacto pode ser fatal. As informações são do UOL.