Quando a ciência compara o nível de felicidade entre os mais jovens e os mais velhos, podemos imaginar diferentes motivos, como o tempo de experiência que traz uma satisfação real da vida, ou até mesmo, o privilégio de ainda ter muito tempo para realizar metas e sonhos.

Contudo, nem sempre o óbvio é o mais exato e os mais velhos nem sempre começam a sentir-se mais feliz a partir da aposentadoria. Mas então, quais motivos tornam os mais jovens ou mais velhos mais felizes? E quais das gerações está desbravando à vida com mais alegria? Confira a seguir.

Leia mais

Jovens ou mais velhos e a relação com a felicidade

De acordo com um estudo do Bank of America, feito com dados do instituto de pesquisa Nielsen, as pessoas ficam mais felizes conforme elas envelhecem, devido a diferentes fatores, como a aceitação da velhice.

publicidade

No entanto, isso não significa que a felicidade das pessoas deva aumentar a cada aniversário, pois o estudo também descobriu que os menores níveis de felicidade e bem-estar aparecem por volta dos 50 anos, idade em que as pessoas começam a se preocupar sobre aposentadoria, envelhecimento e problemas de saúde.

Ou seja, nem sempre os mais velhos de uma forma geral estarão felizes em todas as fases. De acordo com a pesquisa, o nível de felicidade na população de 80 anos. Por outro lado, os jovens de 20 anos estão no segundo lugar desse ranking de felicidade.

De acordo com o Bank of America, isso acontece pelo fato de que esses jovens estarem sentindo a sensação de terem muita vida pela frente, o que traz um sentimento de segurança com relação ao futuro financeiro.

Outra pesquisa publicada no Jornal de Psiquiatria Clínica e divulgado pela revista Time revelou que apesar das desvantagens físicas que vêm com o envelhecimento, as pessoas mais velhas na realidade são mais felizes do que os jovens adultos.

Além disso, na pesquisa também foi apontado que as pessoas de 20 a 30 anos reportavam níveis mais elevados de depressão, ansiedade, estresse, além do menor nível de felicidade, satisfação e bem-estar.

O que a ONU relata sobre a felicidade dos mais velhos e os jovens

Imagem Jacob Lund Shutterstock

Recentemente, a ONU divulgou seu ranking de felicidade mundial e trouxe ainda mais informações sobre a felicidade de acordo com a idade das pessoas.

Segundo o estudo, em média, os mais velhos, que nasceram antes de 1965, estão mais felizes do que quem nasceu de 1980 para cá. Por outro lado, os jovens brasileiros foram considerados mais felizes do que a população mais velha.

Outro dado importante do estudo, mostra que o Brasil subiu cinco posições e aparece agora em 44º lugar. Em último está o Afeganistão, que está enfrentando uma guerra devastadora.