O Novo Arranha-Céu de Manhattan: Concreto Neutro em Carbono!

Olha só que novidade! Pela primeira vez, um arranha-céu em Manhattan, nos Estados Unidos, tá sendo construído com um concreto neutro em carbono. Isso mesmo! Em vez do tradicional cimento calcário, que adora liberar gases de efeito estufa, este novo material é feito a partir de granito.

Novo cimento usa mistura com granito para zerar emissões Imagem C CreteDivulgação

Esse concreto mágico é feito de uma misturinha esperta: rocha, areia ou cascalho e água. Quando tudo isso se encontra, rola uma reação química que resulta em um sólido bem útil para construir. O melhor? Ele tá ajudando a salvar o planeta!

Por falar em salvar o planeta, você sabia que os métodos tradicionais de fabricação de cimento soltam uma boa quantidade de dióxido de carbono no ar? Isso acontece porque eles aquecem o calcário a temperaturas altíssimas, quase 1.450 ºC! Além disso, nessa dança do calor, parte do CO2 acaba se libertando como um subproduto. Juntas, essas práticas são responsáveis por até 8% das emissões de gases de efeito estufa causadas pelo ser humano. Ufa!

Um Grande Projetão!

A nova tecnologia desenvolvida pela C-Crete Technologies, da Califórnia, tá sendo usada no saguão superior do 270 Park Avenue, em Nova York. Eles despejaram essa mistura de granito para criar uma laje de cobertura de dar inveja, em uma área de 9,2 metros cúbicos!

E o prédio? Ah, esse promete! Com 60 andares, vai ser um dos mais altos dos Estados Unidos e vai ser a nova sede da JPMorgan Chase, com lugar para 14 mil funcionários. O projeto é assinado pelo escritório Foster + Partners e foi feito com princípios de emissões zero, sendo a maior torre totalmente elétrica da cidade. É sucesso!

Granito é um dos insumos mais abundantes no planeta Imagem C CreteDivulgação

Concreto do Futuro!

Agora, a busca pelo cimento amigo do meio ambiente continua! Estão rolando testes com várias matérias-primas, como argila, cinzas volantes e silicato de magnésio, tudo em nome da sustentabilidade. E olha, o segredo para uma produção mais verde é não usar calor na transformação dos insumos em concreto.

No caso do granito, como ele não é uma rocha carbonática, não solta nem retém CO2. E o melhor de tudo: é um dos materiais mais abundantes que temos por aí. Segundo a C-Crete Technologies, o custo de produção dele é bem parecido com o do cimento tradicional. Ou seja, além de bonitão, é um passo pra um futuro mais sustentável!