Tecnologias de Satélite da Apple e da Starlink Ajudam em Tempos Difíceis

Então, gente, o furacão Helene realmente fez um estrago nos Estados Unidos, deixando muitas pessoas incomunicáveis. Mas olha que interessante: as tecnologias de satélite da Apple e da Starlink estão fazendo a diferença e salvando vidas! Matt Van Swol, que mora em Asheville, Carolina do Norte, contou suas experiências a respeito. Ele teve a sorte de acessar um recurso do iOS 18, que permite aos usuários de iPhone se conectarem à rede de satélites da Apple para fazer chamadas e enviar mensagens, tudo isso de graça!

“Apareceu pra mim e dizia ‘conectar ao satélite’. Nunca me senti tão grato por ser usuário de iPhone. Isso está literalmente salvando vidas!”, disse Swol.

Como Funciona Essa Magia?

Essa tecnologia é super bacana! Redes de celular e Wi-Fi dependem de torres e roteadores, enquanto a comunicação via satélite rola com equipamentos que estão lá nas alturas, em órbita!

Satélites
Internet via satélite da Starlink ajudando áreas afetadas pelo furacão Helene nos EUA (Imagem: Albert89/Shutterstock)

Além da Apple, a Starlink, que faz parte da SpaceX do Elon Musk, também está atuando em Asheville e no Sul dos EUA. Com terminais e antenas instalados nessas áreas, a comunicação está fluindo! Uma organização sem fins lucrativos chamada Y’all Group tem feito um trabalho incrível, levando equipamentos para as áreas mais afetadas e até pagando planos de dados ilimitados. O voluntário Ryan Hall compartilhou essa missão no X (antigo Twitter).

Um Furacão de Dar Medo!

O furacão Helene não foi apenas mais um evento climático; ele é um dos furacões mais letais dos últimos 50 anos nos EUA. Com um grande número de vítimas e danos extensivos, a situação nos estados do sudeste tem sido trágica. Até o momento, mais de 115 pessoas perderam a vida, e cerca de 600 estão desaparecidas!

Furacão Helene deixou muitos estragos nos estados por onde passou (Imagem: Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA)

O Que Você Precisa Saber Sobre o Furacão Helene

  • Vítimas: O furacão causou um número alarmante de mortos e desaparecidos!
  • Danos Estruturais: Casas, estradas e redes de energia sofreram danos consideráveis, deixando milhões sem luz e internet.
  • Inundações e Deslizamentos: As chuvas intensas provocaram inundações que só agravaram a situação.
  • Debate Político: O furacão gerou discussões sobre a eficácia da gestão de crises e políticas públicas para lidar com desastres naturais.