Pesquisadores estão de olho em alguns artefatos de um antigo jogo de tabuleiro, que tem aproximadamente 4 mil anos de idade! Isso mesmo, galera! Esses achados podem nos dar algumas dicas sobre como a galera interagia na antiguidade. Mais uma razão para amar a arqueologia!
O jogo pode ter origens misteriosas!
- Uma equipe de arqueólogos encontrou seis desenhos esculpidos em rochas em locais diferentes da Península de Abşeron e na Reserva Gobustan, no Azerbaijão.
- Esses desenhos eram na verdade um tabuleiro para um jogo chamado “58 buracos”. Muito criativo, né?
- O que é mais curioso é que esses locais podem alterar a história do jogo, que antes era pensado como originário do Egito antigo.
- Então, a origem do jogo ainda tá no ar, mas eles fizeram descobertas bem legais!
Jogos: a sociabilidade antes da internet!
Os pesquisadores publicaram um estudo bacana, onde concluíram que esses artefatos do Azerbaijão eram usados tanto por pastores de gado quanto por nobres. Isso mostra que os jogos não eram apenas divertidos, mas também ótimos para criar laços sociais!
Na antiguidade, alguns jogos eram populares em várias regiões, ajudando a conectar culturas. O “58 buracos” parece ter tido esse papel na região do Egito e sudoeste asiático, sendo um dos poucos jogos conhecidos na época. Uma conexão épica, hein?
Segundo os estudiosos, “a rápida disseminação deste jogo prova que os jogos serviam como verdadeiros lubrificantes sociais, ajudando as pessoas a se conectarem, mesmo em tempos antigos. Imagina o quanto a diversão e a competição já uniam a galera, muito antes de existir a internet para isso!
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/26/ciencia-e-espaco/jogo-de-tabuleiro-de-4-mil-anos-e-descoberto/