Prepare-se para mais uma das incríveis descobertas do telescópio James Webb! Este astroinvestigador encontrou algo muito curioso no espaço: um objeto chamado 29P/Schwassmann-Wachmann, que está literalmente soltando jatos de gases. E quem diria que isso poderia nos ensinar mais sobre a evolução do nosso Sistema Solar?

O 29P é bem peculiar! Na verdade, ele não é um cometa ou um asteroide comum; é uma mistura dos dois! Por isso, os cientistas o classificam como um ‘centauro’ – uma referência àquelas criaturas míticas que têm corpo de humano e cavalo.

Como descobriram que o centauro estava soltando gases?

  • Primeiro, é importante dizer que o 29P é natural do Cinturão de Kuiper, aquele lugar misterioso nos limites do nosso Sistema Solar que é lar de muitos cometas.
  • Os cientistas perceberam que ele estava expelindo jatos de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2);
  • Usando modelos tridimensionais, a equipe chegou à conclusão de que o ângulo dos jatos sugere que o 29P pode ser formado por diferentes objetos. Essa é a explicação do Geronimo Villanueva, coautor do estudo;
  • “Talvez dois pedaços tenham se fundido e formado esse centauro, que é uma mistura de corpos muito diferentes que seguiram caminhos de formação distintos”.
  • Por enquanto, os pesquisadores ainda estão tentando descobrir por que ele está liberando esses gases, já que essa turma de centauros é muito gelada para que a água sublimate (ou seja, mude de estado sólido para gasoso sem passar pelo líquido).
<em>Imagens do telescópio James Webb mostraram detalhes inexplorados do 29P dois jatos de dióxido de carbono indo para o norte e sul e um jato de monóxido de carbono indo para o norte Créditos NASA ESA CSA L Hustak STScI S Faggi NASA GSFC American University<em>

Esses cientistas estão super ansiosos! No final, eles concluíram que vão precisar de mais tempo para estudar o 29P e desvendar seus mistérios. “Seria ótimo observar o 29P por mais tempo. Os jatos sempre ficam na mesma posição? Existe outro jato de monóxido de carbono que aparece em momentos diferentes do movimento dele?”, disse Adam McKay, outro coautor do estudo.