Prepare-se para o “Anel de Fogo”!

Nesta quarta-feira (2), um eclipse solar anular vai fazer o Sol parecer um incrível “Anel de Fogo”, e isso vai acontecer em algumas partes do mundo, como o Oceano Pacífico e no sul do Chile e Argentina. Infelizmente, quem estiver no Brasil vai conseguir ver apenas um eclipse parcial, mas, mesmo assim, a magia está no ar!

A animação acima mostra o movimento da sombra da Lua na Terra durante o eclipse Os lugares dentro do círculo vermelho verão a Lua cobrindo parte do Sol Crédito InTheSkyorg

Pelo Brasil, os estados que vão ter uma melhor visão (mesmo que parcial) do fenômeno são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia. Quanto mais ao sul você estiver, mais do Sol vai conseguir ver! Por exemplo, Porto Alegre terá 26% do Sol eclipsado, enquanto no Chuí, a cobertura será de 38,15%!

Tome todos os cuidados necessários para observar o eclipse solar Crédito Grisha Bruev Shutterstock

Dicas para observar o eclipse solar com segurança

1 – Óculos escuros? Melhor ficar longe deles! Nenhum óculos de Sol serve para isso, mesmo os mais caros e estilosos.

Procure por “óculos para eclipse solar” que são super acessíveis e disponíveis online!

Óculos apropriados para observação do eclipse Crédito Marcelo Zurita

2 – Vidro de soldador: Isso é uma boa alternativa! Um vidro escuro serve sim para observar o eclipse, mas somente se for número 14 ou superior.

Os vidros usados nas máscaras de solda são uma opção válida Crédito Andrey Burmakin Shutterstock

Mas e filmes fotográficos e chapas de radiografia? Não, nem pensar! Eles não protegem contra os raios UV do Sol e podem causar danos sérios à visão.

4 – Binóculos e lunetas: Se você tem um desses, só use com filtros específicos para Sol! Eles podem ser perigosos sem os acessórios adequados.

Resumindo: fique ligado, tenha os equipamentos certos e aproveite esse raro espetáculo que a natureza nos proporciona! É uma experiência e tanto! 🌒