Um Cometa Chamado C/2023 A3 Está Chegando!
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto lá em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan e, com a ajuda do ATLAS, da NASA, foi confirmado. Este cometa está prestes a fazer a sua entrada triunfal: vai chegar ao periélio, que é o ponto mais próximo do Sol, nesta sexta-feira, 27!
Mas calma! Esse momento é cheio de expectativa. Após essa dança com o Sol, os astrônomos vão ficar de olho para ver se o cometa vai brilhar para a gente com uma cauda incrível (com direito a título de “Cometa do Século”) ou se vai se desintegrar como açúcar no café. Eita tensão!
Mas Que Nome É Esse, Hein?
Agora, vamos entender um pouco mais sobre esse nome peculiar, “Cometa do Século”. Primeiro, a letra “C” significa que é um cometa não periódico, ou seja, isso quer dizer que ele vem lá da Nuvem de Oort e pode fazer uma visita uma vez na vida, ou então, demorar séculos para voltar.
- A designação “2023 A3”? Isso mostra que foi o terceiro cometa achado na primeira metade de janeiro de 2023 e o sufixo Tsuchinshan-ATLAS se refere às equipes que o descobriram.
- Mas cuidado! O apelido “do Século” é meio controverso; tem quem diga que ele não será tão brilhante quanto o famoso cometa McNaught que apareceu lá em 2007.
Será Que Ele Sobrevive?
Agora, sobre o destino do cometa, tem um debate rolando: enquanto alguns especialistas acham que ele pode se desfazer ao passar perto do Sol, outros acreditam que ele é grandinho o suficiente para passar ileso. O Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia, dá seu pitaco dizendo que teve duas fases de visibilidade do cometa.
A primeira começou em 15 de setembro e vai até o periélio. “Agora é a melhor hora de vê-lo logo de manhã no horizonte leste. Assim que ele passar perto do Sol, some até o dia 4 de outubro, mas aí ele volta a dar as caras dia 12 ao anoitecer, só que agora à oeste”, explica.
Um “Presentinho” Galáctico no Dia das Crianças
Agora tem uma novidade legal! No Dia das Crianças, o cometa C/2023 A3 vai estar a cerca de 41,2 milhões de km da Terra. É o que os astrônomos chamam de perigeu. Nessa data, ele pode ficar tão brilhante quanto Vênus, o “estrela” mais luminosa do céu noturno, exceto a Lua!
Porém, para ver esse “presentinho”, você vai precisar de sorte e de um lugar legal para observar, pois pode ser que ele esteja baixo no céu, difícil de enxergar em áreas urbanas com muita poluição e luz.
Ah, só para saber, esse cometa tem uma órbita retrógrada, o que significa que ele se move na direção oposta da maioria dos outros objetos no Sistema Solar, o que torna a próxima visita dele na Terra uma mera possibilidade de milhares ou até milhões de anos lá na frente. Prepare-se para esperar muito!
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/26/ciencia-e-espaco/cometa-do-seculo-pode-desaparecer-para-sempre-apos-encontro-com-o-sol-nesta-sexta-27/