Você sabia que o ser humano é uma espécie super evoluída? Temos uma inteligência incrível e habilidades que nos fazem únicos! Mas, olha só, alguns animaizinhos por aí também andam imitando algumas das nossas manias. Vem comigo que eu vou te contar cinco curiosidades sobre esses comportamentos que parecem bem humanos!

1 – Filhotes de elefantes chupam “dedo”

Elefante adulto e filhote em seu habitat natural
<em>Imagem Freepik<em>

Olha que fofo! Assim como os bebês humanos, os filhotes de elefante também têm o seu jeito de se acalmar: eles chupam a própria tromba! E não é só os filhotinhos, não. Até os elefantes mais velhos fazem isso quando estão nervosos. Algo bem parecido com a gente roendo as unhas!

2 – Papagaios colocam nomes em seus filhotes

Papagaio em galho de árvore
Imagem Freepik

Adivinha só? Os papagaios têm sua própria maneira de dar nomes aos filhotes! Após as primeiras semanas de vida, eles usam “pios” específicos para identificar os pequenos. É quase como uma conversa familiar – eles aprendem esses sons para dialogar com os irmãos e pais!

3 – Comunicação entre golfinhos

<em>Imagem TungCheungShutterstock<em>

Os golfinhos são realmente incríveis e super inteligentes! Eles têm um sistema de comunicação sofisticadíssimo que envolve cliques, linguagem corporal e até assobios. E não para por aí! Eles também demonstram empatia, ajudando outros golfinhos que estão em apuros.

4 – A divisão de trabalho das abelhas

Abelha voando sobre uma flor amarela em um fundo desfocado
<em>Imagem ShutterstockReprodução<em>

As abelhas também têm seu jeito de organizar as tarefas! Dentro da colmeia, elas dividem as funções para garantir que tudo funcione direitinho, meio que como uma empresa. E sim, o que elas fazem é bem parecido com a democracia: as decisões são tomadas em grupo, seguindo o que a maioria quer. Bacana, né?

5 – Orangotango trata ferida com planta medicinal

<em>Imagem SUAQ Foundation<em>

Olha essa: cientistas observaram que um orangotango usou uma planta medicinal para tratar uma ferida no rosto! Ele aplicou o suco e cobriu com as folhas mastigadas. Essa descoberta foi feita por um grupo da Alemanha e mostrou como esses animais têm um conhecimento impressionante da natureza!