Imagina só realizar o sonho de muitos engenheiros por aí! Luciano Camilo Alexandre, um brasileiro de 39 anos, é o líder de um grupo super importante na NASA, cuidando da comunicação com os robôs que estão batendo um papo no espaço. Legal, né?

Ele trabalha no famoso Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (ou JPL, para os íntimos), que é a responsável pelas missões robóticas que vão muito além da Terra. E olha que ele não tem vergonha de dizer que este trabalho é “um sonho realizado”.

De Minas para a NASA: de quase desistente a astronauta da engenharia!

Alexandre, que se formou em Santa Rita do Sapucaí (MG) e tem doutorado em engenharia de telecomunicações, encontrou a vaga na NASA em um anúncio na internet enquanto estava passando por uma fase meio desanimadora na carreira. “Em 2019, até pensei em abandonar a engenharia”, revelou.

Engenheiro brasileiro Luciano Camilo Alexandre na NASA
Luciano Camilo Alexandre no JPL da NASA Imagem Arquivo pessoal

Hoje, ele trabalha com planejamento de comunicação para cada espaçonave e missão. “É como se fosse uma pista de rodovia para transmitir e receber dados. Preciso garantir que nenhuma missão interfira na outra.” Chique, né?

Ele também está envolvido em duas das 40 missões ativas na NASA: a Europa Clipper, que vai visitar a lua Europa, e a Artemis, que traz o homem de volta à Lua. Olha o que ele falou sobre elas:

  • Europa Clipper: “Estamos desenvolvendo alguns experimentos em telecomunicações para simular o ambiente que podemos encontrar na Europa.”
  • Artemis: “A ideia é habilitar novas tecnologias como celular, Wi-Fi e Bluetooth, adaptadas para o ambiente lunar.”

Brasil em destaque: A foto do cometa que foi parar na NASA!

Dando uma pausa nos robôs, a história do Gabirel Zaparolli, um “caçador de tempestades” de Torres (RS), também merece destaque. Ele tirou fotos incríveis do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), e uma delas foi escolhida pela NASA como a Imagem Astronômica do Dia! Olha que chique!

Cometa C2023 A3 fotografado em setembro de 2024 Imagem Gabriel Zaparolli

Gabriel fez essa captura enquanto fotografava no Morro dos Cabritos, em Santa Catarina, bem cedinho, antes das 5h da manhã no dia 30 de setembro. Que talento!