Blue Origin está quase pronta para o lançamento do New Glenn!
A tão aguardada inauguração do foguete New Glenn, da Blue Origin, está chegando! A empresa de astronáutica do nosso querido Jeff Bezos acabou de dar mais um passo importante: o segundo estágio do foguete, conhecido como GS2, passou por um teste crucial.
O teste, chamado de hot fire test, durou 15 segundos e foi o primeiro em que o GS2 funcionou com seus dois motores BE-3U. O objetivo? Garantir que tudo esteja em perfeita sincronia antes do grande dia, previsto para acontecer em novembro, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida!
Durante essa fase de testes, os especialistas também checaram o sistema de controle vetorial de empuxo, que ajuda a guiar o foguete, e validaram as sequências de arranque e desligamento dos motores, que têm o superpoder de serem reiniciados até três vezes durante uma missão!
Com 26,8 metros de altura e 7 metros de diâmetro, o segundo estágio do New Glenn é um verdadeiro gigante, projetado para missões que vão desde a órbita baixa da Terra até a complexa órbita geossíncrona. E a potência? Os motores BE-3U podem gerar até 769,5 mil Newtons-força de empuxo, posicionando-se entre os mais potentes foguetes movidos a hidrogênio já criados.
O presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, explicou que essa energia é incrível, mas não esqueçamos: o foguete precisa de combustível, que é pesado e diminui a carga útil final.
NASA desiste de lançar satélites a Marte com o New Glenn
Após esse sucesso todo com o teste de fogo, a Blue Origin está a toda velocidade para sua missão inaugural, que deve ocorrer entre 13 e 21 de outubro. Durante esse voo, a empresa vai enviar a plataforma orbital Blue Ring ao espaço, que terá a tarefa de abastecer e transportar satélites!
Originally, a NASA tinha planos de usar esse primeiro voo do New Glenn para a missão ESCAPADE, que teria como objetivo explorar Marte. Mas, num comunicado recente, a NASA decidiu que essa missão não irá mais decolar junto com o foguete, para evitar problemas com custos e possíveis atrasos. O que será que vem por aí?
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