“`html
Se tem uma coisa que muitos brasileiros não vivem sem, é o famoso café! Aliás, a primeira xícara é quase sagrada e, claro, nunca é a última, né? O Brasil não é só fã da bebida; somos também os campeões mundiais na produção de café, responsáveis por cerca de 35% a 40% de todo o grão do planeta. É muito café, meu povo!
Mas, prepare-se para a novidade: nosso amado cafezinho ficou mais caro! E não é só no Brasil, o mundo inteiro está sentindo o peso no bolso. Escuta essa: já rolam relatos de xícaras de café custando quase 5 libras (R$ 36) em Londres e até 7 dólares (R$ 38) em Nova York. Chocante, né?
O que está rolando com o preço do café?
De acordo com a BBC, os especialistas estão dizendo que o preço dos grãos não torrados está nas alturas. E isso se deve a uma combinação de fatores econômicos e climáticos. Para se ter uma ideia, os estoques de café estão “quase esgotados”, e tudo começou por aqui, no Brasil, há alguns anos. Vamos entender melhor esse rolê!
Brasil: Parte do Problema
- Como já dissemos, somos os principais produtores e exportadores de café do planeta.
- A geada do ano de 2021 atingiu Minas Gerais, São Paulo e Paraná, regiões campeãs na produção do grão.
- Minas, por exemplo, é responsável por mais de 50% das plantações.
- Além da geada, a falta de chuvas nos anos seguintes também atrapalhou a agricultura.
O Vietnã e a Fruta Polêmica
E o que o mercado global fez? Se virou para outros produtores de café, como o Vietnã. Mas, adivinha? O Vietnã também tá enfrentando sua própria crise climática e muita seca. Resultado: eles começaram a trocar os pés de café por uma fruta chamada durian, que é, no mínimo, polêmica – o cheiro é uma verdadeira obra de arte do amor ou do ódio.
Fato é que a durian é tão amada quanto odiada. Em locais como Tailândia e China, seu cheiro forte é suficiente para proibi-la em transportes públicos, mas na China, a galera tá amando! As exportações da durian aumentaram quase 100% para lá entre 2023 e 2024, enquanto o café viu suas exportações caírem em 50% em junho em comparação com o ano passado. Todos estão correndo atrás de lucros, e a durian parece ser o novo rei!
Brasil: Parte da Solução
Apesar de toda essa confusão, ainda existe esperança no Brasil. A próxima safra deve determinar os preços do café no médio prazo. Se tivermos uma boa colheita, os preços podem dar uma aliviada. Mas tudo depende da chuva, que, vamos ser sinceros, anda escassa.
Portanto, se a chuva chegar, nosso café pode florescer e os preços podem cair! Mas se a seca continuar, o preço do café vai continuar nas alturas. E lembre-se: tudo isso pode ser atribuído a um único vilão: as mudanças climáticas. Então, fica a dica: vamos cuidar da natureza, galera!
“`
O post apareceu primeiro em: https://olhardigital.com.br/2024/09/23/ciencia-e-espaco/por-que-o-cafe-esta-mais-caro-no-mundo-e-a-culpa-e-do-brasil/